Para quem não tem muito espaço, mas não abre mão de ter um pouco de verde dentro de casa, o bonsai, uma pequena árvore cultivada em vaso, é uma boa opção, já que não requer um ambiente amplo para se desenvolver. No entanto, o que pouca gente sabe é que são necessários cuidados especiais para manter um bonsai bonito e saudável.

Marcelo Muller, biólogo da floricultura Esalflores, explica que qualquer árvore pode virar um bonsai. “O tamanho do bonsai depende do vaso, que é essencial para fazer essa tradicional planta”, explica. A troca do vaso também deve ser efetuada frequentemente (de dois em dois anos), de preferência por profissionais especializados.

Para o bonsai crescer e ser saudável, o Sol, a água e os adubos são indispensáveis. De acordo com Muller, a árvore deve ficar próxima da janela para ter incidência solar direta por, no mínimo, três horas diárias. Ela também pode ficar nos ambientes externos, mas deve-se evitar que a planta sofra com as mudanças climáticas, como incidência de Sol demais ou, até mesmo, geadas.

A quantidade de água é um dos cuidados mais importantes. Bonsais devem ser regados somente quando a terra do vaso estiver quase seca. É importante, no entanto, colocar água em todo o vaso, para garantir que as raízes sejam beneficiadas. Essa medida depende da temperatura. “A terra deve estar sempre úmida, nunca encharcada, e a planta não deve ter um pratinho embaixo. A checagem visual deve ser feita com frequência para perceber se o bonsai está precisando de água”, destaca o especialista.

O fertilizante deve ser usado no mínimo a cada 20 dias, sempre seguindo as indicações do fabricante. Em excesso, pode até mesmo matar o bonsai. “O tipo do produto pode ser tanto os genéricos, quanto os específicos para árvores com flores e frutas”, completa Marcelo Muller.

Curiosidade

Bonsai não é apenas uma árvore pequena e, sim, a técnica de transformar árvores convencionais em miniaturas. Na prática, qualquer muda pode ser submetida à técnica, que corta dois terços da raiz para conter o crescimento e ainda precisa ser podada para manter uma forma especial. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza, em menor escala. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente, é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.