Calçados masculinos

Por Jônatas Ferreira

Há algum tempo, quando o assunto era moda, a ala masculina não demonstrava nenhum interesse. Isso mudou. O mundo fashion invadiu esse universo e cada vez mais vemos homens buscando novas tendências para inovar o seu estilo pessoal. Infelizmente, no Brasil ainda há certa resistência graças aos “machões”, mas pouco a pouco a influência da internet e TV está mudando a cabeça dos brasileiros, que passam a adotar a tendência do estiloso homem moderno.

“Verdade seja dita: seguir moda para a maioria dos homens brasileiros está fora de questão, pois ainda existe muito preconceito em buscar um estilo pessoal. Muitos homens são vestidos por suas mães e depois por suas namoradas, esposas, mas hoje, com o crescimento de revistas e blogs especializados em dicas de moda masculina, podemos dizer que o cenário vem mudando de figura. O bom e velho combo jeans, camiseta e tênis vem dando espaço para peças mais estilosas e sofisticadas, sendo compostas de forma mais pessoal e de acordo com a personalidade do homem”, esclarece a psicóloga e consultora de estilo Danyla Borobia.

Ao olhar para os pés, a coisa não muda muito. “A relação do homem com os calçados é, no geral, estritamente de necessidade: o homem adquire sapatos apenas como ferramentas para trabalho, lazer ou esporte. Seguindo seu estilo de vida e gosto pessoal, alguns buscam demonstrar poder ou status com o uso de sapatos mais finos; outros preferem conforto, sem ligar para a estética e há ainda os que preferem sapatos mais arrojados e modernos; tudo varia conforme a personalidade do homem e, claro, a vida que leva”, explica a consultora. Mas, apesar de tudo, os calçados continuam sendo os queridinhos dos homens.

Alpargatas

Presentes nos mais variados looks, as alpargatas têm conquistado cada vez mais o público masculino e prometem continuar sendo tendência em 2016, pelo simples fato de se encaixarem em tudo, além de ter uma série de modelos – do clássico ao moderno estampado – que agradam a todos os gostos. “São os calçados mais versáteis da atualidade: vão para a praia e até para a balada”, define Danyla. E, de olho na tendência, as marcas têm apostado nos famosos “sapatinhos da vovó”, que estouraram nos anos 80 nos pés da mulherada.

moda-calçados-masculinosMocassim

O mocassim, por muitos anos, foi discriminado por ser a preferência da terceira idade; mas, agora as prateleiras mostram o contrário. Como há cada vez mais modelos, os homens adotaram esse calçado como uma peça importante no estilo, seja o clássico ou despojado.
Quer saber qual a dica crucial desse modelo? Nunca use meias.

Dockside

Esse é o irmão mais novo do mocassim e tem o nome popular de “mocassim com cadarço”. Tem cara de dias mais quentes, mas com uma boa composição cai bem no Inverno também. O dockside é para momentos casuais, onde a preferência é um look moderno e despojado, como bermudas e calças com as barras dobradas, por exemplo. Modelos coloridos são bem-vindos, mas, neste caso, opte por peças neutras. Meias, nem pensar.

Tênis

Eles são sempre a preferência da rapaziada; não tem jeito. Quando questionada sobre as tendências, Danyla aponta, de cara: “Tênis branco estilo trainers e tênis colorido estilo retro são as tendências para o ano”.

Oxford

Esse sofisticado modelo de sapato popularizou-se quando foi adotado pelos estudantes da Universidade de Oxford, no ano de 1640. Com seu cadarço, sem abas, bico arredondado e costura no entorno, o modelo saiu dos portões da universidade para conquistar os gostos masculinos quando a escolha é o estilo formal.
Porém, com essa chuva de composições mais arrojadas, o Oxford entrou também na lista de preferência para um estilo mais casual. O clássico couro preto ou verniz continua sendo opção cabal nos trajes sociais, mas modelos como camurça, couro envelhecido ou manchado caem muito bem para o look mais descontraído.

Chinelos

Estamos no Brasil, um país tropical. Pode vir o tênis, o Oxford e as alpargatas, mas nenhum deles conseguiu substituir o queridinho dos brasileiros: o chinelo. Os modelos são diversos: sandália, sandália de dedo, papete e agora o chinelo slip on (eternizado pela Rider nos anos 90), que ensaia a sua volta como tendência. Opções para compor um estilo leve e confortável não faltam; afinal, os chinelos são eternos e hoje compõem até looks escolhidos para um passeio no shopping.

Brogues

Não se trata de um modelo específico de sapato, mas um enfeite. Os brogues são os furinhos que formam os desenhos nos sapatos, portanto, casam bem no social e também no casual. É tendência que cada vez mais modelos de calçados adotem os brogues em suas composições.

Sapatos coloridos no Brasil. Será que rola?

“Cores mais neutras e menos chamativas até aparecem em looks, mas os mais coloridos não são ainda muito bem aceitos pela maioria dos brasileiros; ainda assim, é possível encontrar alguns looks desfilando por aí. Para homens que desejam aderir ao sapato colorido, uma dica é começar com os modelos de solado ou cadarço colorido; assim, é possível inserir estilo e ousadia em um look e aproveitar para testar novas sensações. Os modelos bicolores e os ombres também são uma ótima pedida. Os tênis coloridos são tendência e os estilo retro são os mais indicados para fugir do universo da prática
esportiva ou da cara de período escolar”, explica.

danyla-borobiaDanyla Borobia

Psicóloga, com formação em consultoria de estilo, metodologia Oficina de Estilo, atua como consultora de estilo com foco no autoconhecimento, no consumo consciente e no resgate da autoestima. É formada também em MBA em gestão e marketing digital pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM – SP). Mantém o site www.divadoestilo.com.br, pelo qual dá dicas de moda.