Câmara em Pauta debate parto humanizado

Foto: Nico Rodrigues

Reprodução

A 88ª edição do programa Câmara em Pauta, que foi exibido pela TV Câmara Guarulhos na última sexta-feira, 12, tem como tema parto humanizado.  Para falar sobre o assunto, foram convidadas a obstetra da Secretaria de Saúde de Guarulhos Dra. Heloisa Helena Sampaio Ferreira de Castro, a Procuradora Especial da Mulher vereadora Marisa de Sá (PT), e a diretora executiva da Artemis Valéria Souza.

Dra Heloisa discorreu sobre a perda do contato humano devido à tecnologia cada vez mais presente nos hospitais, e a formação médica que é direcionada ao uso desses equipamentos que tiram a liberdade de escolha da mulher. “O parto é um período do ciclo reprodutivo da vida da mulher, então qualquer tipo de parto precisa ter uma boa relação entre a equipe que o realiza e a paciente que é submetida, ela tem que ser sempre a protagonista da escolha”.

Por sua vez, a Procuradora Especial da Mulher vereadora Marisa de Sá (PT) falou sobre a dificuldade do direito de escolha das mulheres que utilizam o serviço público de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde). “As mulheres que não possuem plano de saúde particular e precisam utilizar os serviços públicos não têm o direito de escolha sobre o tipo de parto que será realizado, quem decide por ela é o médico”.

A Valéria Souza explicou a resolução normativa da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que visa dar à mulher a oportunidade de considerar estes fatores de risco antes de tomar sua decisão pela via de parto cirúrgico.

Por Ingrid Soares