Caminhada pelo Centro Histórico, no dia 8

O Ponto de Cultura AAPAH – Cidadania, Memória e Patrimônio promove um passeio turístico cultural pelo Centro Histórico da cidade, na terça-feira, 8 de dezembro, aniversário de Guarulhos, às 9h. O ponto de encontro é na Praça Tereza Cristina.

Diz o convite que o passeio se iniciará com a visita à Catedral Nossa Senhora da Conceição e deve percorrer o calçamento colonial da rua Engenheiro Prestes Maia, passará onde ficava a antiga Igreja da Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, seguirá pela Sete de Setembro e João Gonçalves, onde restam alguns prédios históricos, que simbolizam a emancipação política de Guarulhos.

A caminhada terá o suporte de guia turístico e historiador, para informar sobre os locais visitados e esclarecer dúvidas dos participantes. O percurso terminará na praça Getúlio Vargas.

Após o passeio, haverá um protesto que deve sair da Casa José Maurício, esquina das ruas Felício Marcondes e Sete de Setembro, e irá até a locomotiva Dona Joaninha, na praça IV Centenário. A iniciativa visa a sensibilizar o poder público sobre a importância destes dois bens culturais que estão abandonados.

O passeio é gratuito e cada participante receberá uma camiseta. Também serão sorteados livros sobre a História de Guarulhos. Mais inscrições pelo e-mail contato@aapah.org.br ou pelo telefone (11) 3380-7772.

Para o ano de 2016, a AAPAH planeja outros roteiros. Os eventos sempre são gratuitos e fazem parte do Projeto Ponto de Cultura da Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico, com financiamento do Ministério da Cultura.