Campanha da gripe termina sexta-feira e muita gente ainda não se vacinou

As pessoas que integram os grupos de risco para a vacinação contra a gripe e que ainda não tomaram a dose contra a doença têm até sexta-feira (31) para se imunizar. Assim como nas demais cidades do País, faltando apenas três dias para o encerramento da Campanha Nacional, a cobertura vacinal em Guarulhos está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

De acordo com a última prévia divulgada na quinta-feira (23) pela Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal do município é de 62,72%. Isso significa que apenas 194.932 pessoas se vacinaram até o momento de um total de 310.796 habitantes que integram o público-alvo da campanha na cidade, ou seja, crianças menores de seis anos; gestantes; mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias (puérperas); profissionais de saúde; professores das redes pública e privada; idosos; povos indígenas, e portadores de doenças crônicas.

Além das doses disponibilizadas para esses oito grupos de risco – sobre as quais são calculadas as coberturas vacinais – também foram imunizadas no município outras 7.353 pessoas dos demais públicos contemplados pela campanha: jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional;policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Vale destacar que os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde são justamente aqueles que têm maior fator de risco para desenvolver complicações em decorrência da gripe. As doses utilizadas nas campanhas nacionais são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B, sendo que a composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação.