Campeonato do Saber movimentou escola estadual no Parque Continental III

A manhã desta segunda-feira, 17, esteve movimentada na Escola Estadual Prof. Francisco Milton de Andrade, do Parque Continental III, pois foi o dia final da sexta edição do Campeonato do Saber.

O primeiro trabalho a ser avaliado por uma comissão de jurados foi a pesquisa que os grupos fizeram sobre membros da Academia Guarulhense de Letras: Adolfo Vasconcelos Noronha, Antônia Conceição Vaz Duarte (atual presidente), José Augusto Pinheiro, Silvio Ribeiro, Teresinha Maltez e Valdir Carleto. Os dois últimos e o secretário geral da AGL, Mauro dos Santos Oliveira, compareceram à apresentação.

O vice-presidente, Valdir Carleto, representou a presidente, e, em nome dela e dos demais componentes da entidade, agradeceu pela acolhida e por terem escolhido fazer o estudo sobre escritores da cidade. Após a exposição dos trabalhos pelos alunos e o julgamento pelos jurados, o jornalista frisou aos jovens a importância da dedicação aos estudos para toda a vida, bem como a responsabilidade de todos os brasileiros, na condição de cidadãos, de fazer sua parte, pela qualidade do ensino, pelo meio ambiente e para a construção de uma Nação próspera e desenvolvida. Em gesto de gratidão e de incentivo à busca incessante do êxito, qualquer que seja a atividade que os jovens venham a escolher, declamou a letra da música “Sonho Impossível”(de Joe Darion, versão de Chico Buarque e Ruy Guerra).

O jornalista Valdir Carleto, vice-presidente da AGL, e o professor Edson Oliveira, coordenador do Campeonato do Saber

O professor Edson Oliveira, autor da iniciativa, e demais coordenadores explicaram as regras da competição, destacando que, mais importante do que os pontos que pudessem obter em cada prova, está o respeito pelo esforço dos demais e a certeza de que, ao final, independentemente de que vencesse, todos sairiam ganhando, pelo aprendizado e pelo próprio exercício de organizar as etapas do certame, fazer a decoração do ambiente e a experiência da apresentação em público. Uma das tarefas foi a adoção de espaços para cultivo de plantas.

A dirigente regional de ensino de Guarulhos-Norte, Vera Lúcia de Jesus Curriel, prestigiou o evento e comentou que ficou muito feliz, por ver toda a comunidade escolar engajada para que tudo saísse a contento.

O certame envolve cerca de 1 mil alunos e continua nesta terça-feira.

Uma equipe do telejornal SPTV, da rede Globo, fez uma reportagem sobre o Campeonato do Saber, exibida pouco após o meio-dia. Segue o link:
https://www.facebook.com/paixao.adriana/videos/2760836707324561/