Por Tamiris Monteiro
Fotos: Banco de imagens

As regras da decoração são bem democráticas e hoje já é possível usar elementos diferentes para compor os ambientes: é o caso do canto alemão, que pode ser construído com mesa, banco, sofá e até mesmo baú. O canto alemão é uma opção atual para deixar a sala de jantar mais moderna e também para dar funcionalidade a espaços pequenos que não tenham utilidade definida.

Geralmente, o canto alemão é construído com uma mesa, que pode ser redonda ou retangular, e um sofá ou banco de canto que ocupe duas paredes, formando um “L”. Mas de acordo com a arquiteta e decoradora Erica Salguero, dependendo do lugar em que for instalado, é possível incrementar o espaço com outros objetos. “Esse é um cantinho no qual podemos pensar em uma mesa com cadeira e luminária; pode ser um armário ou ainda uma prateleira. Em um canto da cozinha, ele pode ser formado com uma mesa com cadeiras de um lado e um banco do outro para aproveitar bem o espaço”, avalia a profissional.

Assim como mostram as fotos, o canto alemão pode ser feito de várias maneiras, podendo ser construído com assentos de concreto, madeira ou estofados. No caso dos feitos com madeira, pode-se utilizar a parte interna como baú ou gavetas para guardar utensílios de cozinha e outros objetos. O canto alemão pode ser feito sob medida por um marceneiro ou comprado pronto. No mercado existem modelos que podem ser facilmente encaixados nos espaços da sala ou cozinha; contudo, é importante verificar se as medidas do móvel encaixam-se com as da mesa.