Carnaval guarulhense começou no sábado

Quem diria que uma brincadeira entre alguns amigos viria a ser uma tradição no carnaval guarulhense e perduraria por décadas?

Pois foi o que aconteceu com a Banda Bicha. Não: diferente do que muita gente pensa, não é uma banda de homossexuais, embora eles também sejam aceitos, sem preconceito. O nome irônico é referência aos homens vestidos de mulheres que, em 1976, resolveram formar um bloco e sair pelas ruas de Guarulhos, uma semana antes do carnaval.

O tempo foi passando, os integrantes mudando de um ano para o outro; muitos dos que iniciaram casaram-se, outros foram para outras cidades… A tradição foi se mantendo, mais gente aderindo, e, ao comemorar 40 anos, a Banda Bicha saiu às ruas no sábado, com muita animação.

Calcula-se que mais de 5 mil pessoas tenham participado. A folia foi prestigiada por Scheila Carvalho, ex-integrante da banda É o Tchan!, e pelos ex-BBBs Yuri Fernandes e Flávia Vianna.

A concentração foi na praça Enio Chiesa, proximidades do hotel Slaviero, no Centro; o cortejo festivo seguiu pelas ruas Nilo Peçanha e Sete de Setembro, desceu a Diogo Farias e a dispersão foi na rua Tapajós.

O jornalista Pedro Notaro, do Radar de Notícias, postou este vídeo no Facebook.

https://www.facebook.com/pedro.notaro.5/videos/1149745118383896/

Bloco dos Fanfarrões

Foi formado por músicos de fanfarras, bandas, orquestras e percussão e visa a reavivar a tradição do “carnaval de rua”, também chamado “carnaval de marchinhas”, pois celebra a cada ano as mais famosas marchinhas.

Na tarde de sábado, 30, os integrantes reuniram-se na rua Morás, no Parque Santo Antonio (região da vila Galvão) e percorreram as ruas do bairro.

Veja trechinho neste vídeo postado por Hélio Biazoto:

Mais um pouco do Bloco Dos Fanfarrões

Posted by Hélio Biazoto on Monday, February 1, 2016

Bloco do Sino

Também saiu às ruas no sábado, no Jardim Tranquilidade, o Bloco do Sino, que tem como origem o pessoal que organiza as rodas do Samba do Sino, já tradicional em Guarulhos.

confira este trecho postado no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=W1jwJaPEJK