Fotos de divulgação

É hora da faxina. Pegue os materiais necessários e que comece os trabalhos! Mas, será que o modo que limpamos a casa é o correto? Os produtos são usados de maneira certa?
E que tal aprender algumas misturas básicas para potencializar a limpeza?
Para facilitar a vida, com a ajuda da personal organizer Rafaela Oliveira, do site www.organizesemfrescuras.com, separamos algumas dicas que vão dar uma mãozinha extra na limpeza.

 

Sofá limpo
Em qualquer tipo de sofá, a dica é aspirar bem a peça. Em seguida, passe uma solução com vinagre e água, espere secar e estará limpo.
Para sofás de couro sintético branco, a especialista sugere: “Passe uma esponja (não abrasiva) com sabão de coco líquido. Enxágue e seque com um pano seco. Ele ficará branquinho”.
Já em peças de camurça, a dica é secar imediatamente qualquer líquido que cair sobre ele. “Para a limpeza, use somente água e detergente líquido incolor ou um produto específico”.

O que não usar?
Não use produtos que contenham cloro e sabão em pó. Se tiver dúvidas do que usar, utilize detergente líquido neutro ou um produto específico para limpeza de estofados.

Manchas
• Vinho: use um papel toalha para absorver o máximo possível do vinho tinto. Comece pela borda em direção ao centro para evitar que a mancha se alastre. Jogue um pouco de água com gás sobre a mancha para o vinho borbulhar e subir à superfície. Então, limpe com o papel toalha, evite esfregar. Repita se necessário. Aplique um produto especial para limpeza de estofados na área atingida. Espere secar e passe o aspirador de pó. Se a mancha não sair, repita o processo;
• Refrigerante: aplique detergente.

 

Sala
Para quem tem animais em casa, aplique o vinagre diluído em água e passe no chão para mandar o cheiro de urina embora. No tapete, borrifar um pouco deste produto também ajuda.líquido incolor misturado com água;
• Caneta: molhe uma esponja com vinagre branco e aplique sobre o risco de caneta esfregando com a parte macia da esponja até que a mancha saia.

 

Banheiro
Bicarbonato também é ótimo para limpar os rejuntes dos azulejos. Faça uma pasta com bicarbonato e vinagre e passe nos rejuntes utilizando uma escovinha. Depois lave com detergente e água. “Para limpar o vaso sanitário despeje o vinagre e escove com uma escova própria para remover as manchas e o cheiro”, orienta Rafaela.

Quarto
Antes de passar o lustra móveis, varra bem o chão para que o pó não suba à mobília e passe um pano úmido nos móveis. O lustra móveis é o “plus” que finaliza a limpeza. “No colchão, borrife a solução feita com uma xícara de cada item: água, vinagre branco, álcool e desinfetante, espere secar e pronto”.

Cozinha
A ação abrasiva e as propriedades desodorizantes naturais do bicarbonato de sódio fazem dele um substituto poderoso para os saponáceos comerciais. Quer deixar o inox limpinho? É só acrescentar água (fazendo uma pasta com bicarbonato) e passar nas peças de inox. “Para tirar o queimado de panela, faça a mesma pasta, mas acrescente vinagre, esfregue na panela e aguarde alguns minutinhos. Depois é só lavar normalmente”. Para limpar e tirar o cheiro de comida do interior do microondas, geladeira e freezer, com pano limpo, passe a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água morna. No armário de aço basta fazer uma pasta com bicarbonato e álcool que a limpeza é garantida.
Na cozinha, use um borrifador com vinagre e água para limpar bancadas (exceto granito e mármore) e a sujeira leve do forno e fogão. Coloque no borrifador dois copos de água para um de vinagre.
Outro “amigo” da dona de casa é o limão, que com seu ácido leve pode ser usado para a limpeza geral, no lugar do vinagre. Ele é muito útil também para desengordurar, para isso basta aplicar o suco da fruta com água que a remoção da gordura é garantida; tirar ferrugem de objetos como grelhas, esfregando suco de limão com palha de aço; e para remover manchas de inox, esfregando a superfície com a parte interna do limão.

Microondas
Encha um refratário com água e uma colher de sopa de vinagre branco, coloque a mistura no microondas e ligue por 5 minutos, depois que apitar deixe o produto por mais ou menos três minutos sem que o aparelho esteja ligado. Quando abrir o eletrodoméstico verá que a sujeira estará amolecida, agora é só passar o papel toalha ou pano seco e retirá-la.

Máquina de lavar
Assim como outros eletrodomésticos, a máquina de lavar roupas merece cuidados especiais. “Uma máquina que não esteja em boas condições de uso, pode prejudicar as roupas, isto é, ela pode deixar manchas indesejáveis e irreversíveis”.
Para lavar a máquina, coloque um copo de vinagre branco no dispenser de sabão em pó e deixe-a trabalhar sozinha (sem roupas) no ciclo “algodão”.

cleaning-bucket-mld108211_sq

Produtos industrializados
Claro que eles não podem ficar de fora e fazendo algumas misturas ou até mesmo trocando suas funções é possível potencializar a limpeza de forma inesperada:
• Detergente líquido – além de desengordurar as louças ele age da mesma forma
em pisos e azulejos;
• Água sanitária: em locais com mofo, coloque 1 litro de água sanitária em 1 litro de água e passe no local, que a mancha é removida.
• Lustra móveis – deixa um cheiro maravilhoso nos móveis, e ele serve também para proteger os vidros de gorduras e manchas. No box do banheiro o produto é ideal para conservá-lo limpo por mais tempo, pois forma uma película protetora. Mas antes de aplicar o lustra móveis, o box precisa de uma boa limpeza e a mistura ideal para limpá-lo é a seguinte solução: 1 colher de sabão em pó, 2 colheres de álcool, 1 copo de vinagre e 2 colheres de bicarbonato. “Misture todos os ingredientes acima com 1 copo de água levemente morna. Passe no box, deixe agir por 5 minutos, esfregue com a parte amarela da esponja e enxágue bem. Seque o box com pano limpo. Faça esse procedimento uma vez por semana”.

 

Por Michele Barbosa