Churrasco Vegetariano

Por Val Oliveira
Fotos: banco de imagens

Uma das formas mais corriqueiras e prazerosas de interação social é estar à mesa com quem gostamos. Nesses momentos, cardápio farto e diversificado não é algo incomum, pois a gastronomia brasileira é bem servida de produtos, receitas e cozinheiras (os) criativos. Além disso, a culinária regional permite adaptações, em muitos casos. Prova disso é o famoso churrasco, prato típico da região sul, que hoje é parte integrante do cardápio de brasileiros de todos os estados.

E, para quem não come carne, qual é a alternativa para não ficar de fora da festa ou preocupado com o estômago “reclamando” em vez de curtir o momento? “São inúmeras as opções para se fazer um churrasco vegetariano saboroso, com diversos tipos de alimentos saudáveis”, diz Luciana Dubau Gouveia, nutricionista responsável pela empresa Light Chef. Ela lista alimentos que podem ser preparados na brasa: “batata, batata doce, abobrinha, berinjela, cebola, milho, aspargo, cogumelo, pimentão, tofu, queijos diversos, frutas, entre outros. É só usar a imaginação, escolher alimentos bem coloridos e seu churrasco será um sucesso”, garante.

Dicas e cuidados na preparação

Luciana afirma que é possível assar no carvão a maioria dos legumes, sem comprometer o aporte de nutrientes. Entretanto, para que a refeição fique perfeita, alguns cuidados devem ser observados. “Além de incluir todos os grupos de alimentos, é importante conhecer a procedência e atentar-se quanto à qualidade e características organolépticas dos produtos, isto é, devem ser íntegros, sem rachaduras, machucados ou pontos pretos. Os legumes e frutas devem ser bem frescos. Na higienização, lave os legumes em água corrente um a um. Também é importante checar a validade dos produtos como tofu e peixes, entre outros”, lembra. A nutricionista adverte quanto ao ponto de cozimento dos alimentos. Legumes mais moles precisam de pouco tempo, devem ser virados na grelha e o fogo não pode ser muito alto. “Alimentos mais difíceis de cocção podem ser embrulhados no papel alumínio para cozinharem por igual, em fogo baixo, de modo que não fiquem cozidos por fora e duros por dentro, como é o caso da batata comum e da batata doce. O calor alto pode ser usado apenas para finalizar e dourar o legume. A dica é colocar um pouquinho de azeite para dar sabor e não ressecar os legumes, porém, sem excesso para não ficar muito calórico. Verificar também o corte adequado para cada legume e fruta”, detalha.

Outras sugestões:

• Banana assada com canela
Assar a banana com casca na churrasqueira. Retirar da casca e salpicar canela em pó a gosto.

• Abacaxi assado com canela
Cortar o abacaxi em rodelas, colocar na grelha por uns minutinhos e salpicar canela a gosto. A canela substitui o açúcar de uma maneira gostosa e saudável.

• Espetinho de queijo com tomate, cereja e abobrinha
No espetinho, intercalar queijo da sua preferência, abobrinha, tomate cereja e colocar para assar.

4-espetinhos-de-carne-de-sojaCarne de soja

A proteína texturizada de soja ou carne de soja pode substituir perfeitamente a carne bovina. Com alto valor nutricional, a soja pode ser benéfica no combate ao mau colesterol, à osteoporose e até na fase do climatério. Além de assada, pode ser adicionada em receitas dos acompanhamentos. “A carne de soja é uma boa alternativa, e também uma excelente fonte de proteína. Existem diversas receitas à base de soja. Exemplo: quibe assado recheado, hambúrguer de soja, entre outros”, indica Luciana.

5-queijo-branco-com-legumesQueijos

Existem muitos tipos de queijos no mercado. Entretanto, quais os tipos mais indicados para churrasco? Segundo a profissional, o queijo é rico em cálcio e proteína. Veja algumas dicas de cardápio com queijo, fornecidas pela nutricionista: “muçarela de búfala, queijo coalho e tofu defumado. Caso escolha o tofu não defumado, a sugestão é mariná-lo por 40 minutos, em molho shoyu ou vinagre”.

6-peixesPeixes

O peixe é um alimento de baixa caloria e pode ser usado por vegetarianos menos “radicais”, em substituição à carne vermelha. “É uma excelente fonte de proteínas, rico em ômega três e outros nutrientes, sem contar que na churrasqueira fica delicioso. Os peixes mais indicados para churrasco são: bacalhau, sardinha, salmão e alguns peixes de água doce como pintado, dourado e pacu. Temperar com azeite e ervas direto na grelha. No caso da sardinha podemos utilizar apenas sal”, sugere a nutricionista.

9-acompanhamentosAcompanhamentos

Os complementos de cardápio dão um toque especial ao churrasco. Assim como no churrasco tradicional, as opções podem contemplar risotos, vinagrete, patês, torradas, pão de alho, farofa, maionese, salada verde com frutas e sobremesas à base de frutas, entre outras delícias. “Sucos saudáveis feitos à base de frutas e verduras sem adição de açúcar também enriquecem o cardápio em sabor e nutrientes”, conclui a nutricionista.

Luciana Dubau Gouveia – Nutricionista
m lucianadubau@lightchef.com.br