Chuva de sábado destruiu casas e causou prejuízos a famílias na Vila Flórida

A chuva forte do sábado, dia 2, provocou enchentes em vários bairros de Guarulhos. As fotos, enviadas pelo internauta Wagner Sales, mostram os diversos transtornos causados a famílias moradoras das ruas Arminda Maurus e Jião de Sousa, na Vila Flórida, região vizinha à Escola Estadual Cantídio Sampaio.

A água chegou a atingir 1,70m, altura dos registros de energia elétrica, o que poderia ter gerado acidentes graves. Paredes foram derrubadas, um carro foi arremessado contra um portão, danificando-o; móveis e eletrodomésticos ficaram imprestáveis; alimentos, roupas e utensílios carregados pela enxurrada.

Muitas casas foram construídas à beira do córrego e até sobre ele, reflexo da grave carência habitacional em Guarulhos e da conivência de consecutivos governos, que não impediram no momento oportuno as construções, o que não ocorreu apenas em habitações populares improvisadas, mas também em condomínios verticais e estabelecimentos comerciais. Corrigir os erros do passado é difícil, mas serve de alerta para que outros semelhantes sejam evitados. Por outro lado, ainda que as construções atingidas pela enchente sejam irregulares, as pessoas que ali residem precisam ser amparadas, por uma questão de humanidade.

Várias famílias perderam tudo. Segundo relato de Sales, pedidos de ajuda enviados à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Prefeitura não foram atendidos. Em parte, pode ter sido por haver muitas demandas ao mesmo tempo; por outro lado, porque muitos setores puderam emendar os dias de carnaval.

Fica registrado o apelo para quem puder ajudar essas famílias a procurá-las nas ruas atingidas, para doar roupas e alimentos.

Valdir Carleto