CMPC promove fórum para apresentar prévia do plano Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) promoverá nova edição dos fóruns setoriais neste mês de maio. O fórum, que desta vez conta com novo formato, será realizado em encontro único, no próximo sábado, 18, das 14h as 17h, no Cemear, à
rua Abílio Ramos, 122, Macedo. O objetivo é conseguir um bom número de participantes para apresentar uma prévia do plano Municipal de Cultura, o qual o CMPC vem discutindo, além de uma plataforma digital em que a sociedade civil poderá encontrar atualizações do documento e apresentar sugestões.

Comprometido com a construção do plano, o Conselho pretende sistematizar as demandas de todas as conferências de cultura realizadas em Guarulhos, acolhendo as sugestões e discussões vindas dos fóruns setoriais, que são ferramentas importantes de participação da população.

O plano está sendo pensado em quatro partes: Eixo I – Política Cultural, Gestão e Capacitação; Eixo II – Infraestrutura Cultural: Ampliação, integração e desenvolvimento; Eixo III – Estímulo à produção cultural local e à valorização da diversidade cultural; Eixo IV – Patrimônio Material e Imaterial, Cultura como conceito Antropológico.

“Para iniciar a estruturação do plano foram pensadas diretrizes que norteiam todas as demandas, objetivos e ações. Sendo assim, 10 diretrizes dos eixos foram elaboradas a partir das demandas das cinco Conferências de Cultura e de todos os fóruns que Guarulhos já promoveu. Portanto, a sua essência está ancorada nas necessidades apontadas pela sociedade civil no decorrer de todos estes anos”, ressalta documento da Comissão do Plano Municipal de Cultura.

“Para dar continuidade aos trabalhos de forma democrática é de extrema importância a participação da sociedade civil neste nosso próximo fórum”, destaca Marina Pinto, presidente do Conselho.

Serviço:

Fórum Setorial de Cultura 

  • Data: 18/05
  • Horário: 14h as 17h
  • Local: Cemear – Rua Abílio Ramos, 122, Macedo.