Colégio Progresso desenvolve o projeto “Horta na Escola”

O Colégio Progresso, situado na Vila Galvão e uma das mais tradicionais instituições de ensino de Guarulhos, está desenvolvendo, durante o ano letivo de 2019, um projeto para trabalhar competências socioemocionais com os alunos. Denominada Horta na Escola, a iniciativa envolve cerca de 300 estudantes dos ensinos fundamental II e médio e tem como objetivo fortalecer pontos que são essenciais para os crescimentos profissional e emocional dos jovens.

Cinco habilidades estão sendo trabalhadas com os estudantes, como consciência social, autoconhecimento, trabalho em equipe, tomada de decisão responsável e relacionamentos saudáveis.

Além disso, o projeto inclui em sua metodologia a divisão das atividades, preparando os participantes para superar os desafios da vida moderna e mostrando a importância de aprender a dividir a colheita com o próximo.

Toda a horta foi montada com materiais que foram doados e que seriam descartados, como telhas calhetas, pneus velhos, tijolos baianos e blocos antigos. Os alunos levaram a terra e o colégio doou todas as sementes.

Para a coordenadora pedagógica dos ensinos fundamental II e médio do Colégio Progresso, Regiane Rodrigues, “a essência do projeto é permitir práticas em equipe que incentivem e explorem as habilidades socioemocionais, possibilitando conhecimentos que podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos estudantes, beneficiando, dessa forma, a sociedade como um todo”, explica.

De acordo com Marcela Morandeira, diretora da instituição, “além de mostrar a importância da cooperação e do trabalho em equipe em projetos coletivos, o grande diferencial dessa iniciativa é a atividade que será feita na segunda etapa do projeto, quando todos os alimentos colhidos serão doados às comunidades locais”, finaliza..