Coluna da Weekend – Edição 290

FOGO NO PROCON
Na tarde de sábado, moradores do Jardim Maia chamaram os bombeiros porque o prédio da Secretaria de Assuntos Jurídicos e do Procon estava pegando fogo. Não havia expediente, ninguém trabalhando. O fogo foi debelado rapidamente. Não se sabe as causas ainda. A Prefeitura divulgou que não foram destruídos processos. O atendimento foi descentralizado.

NEM TUDO SÃO FLORES
A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes e Trânsito divulgou que Na segunda-feira, primeiro dia útil de funcionamento efetivo do corredor exclusivo de ônibus da avenida Brigadeiro Faria Lima, o trânsito fluiu bem. Na manhã de terça, fui conferir e a foto mostra que não é bem assim. A fila de carros chega até a praça dos Aviadores, no Jardim Jovaia.

PODERIA SER PIOR
O tráfego flui melhor depois da esquina com a rua Maria Zintl, proximidades da base comunitária da PM do Bom Clima, porque o motorista tem opções para sair da avenida. Não está tão ruim quanto se esperava, embora ainda estejam desligados os novos semáforos, nem implantada contramão na rua Maria Zintl. Difícil é estacionar na região, porque na avenida agora é proibido dos dois lados e nas travessas são poucos os espaços disponíveis: a maioria dos imóveis tem guias rebaixadas.

MELHOR REMÉDIO
A melhor forma de fugir dos efeitos das mudanças na Brigadeiro Faria Lima é utilizar vias alternativas.

O PERIGO DO CEROL
Com o corte de horas extras na Prefeitura, a Guarda Municipal tira seus homens mais cedo do Parque J.B.Maciel, no Bom Clima. Eles coibiam o uso de cerol nas linhas dos jovens (alguns nem tanto) que empinam pipas no local. Nos fins de semana, a qualquer hora, estão usando linha chilena, que já vem com cortante e, por isso, tem uso proibido. Fica o alerta às autoridades.

INFERNO DAS PIPAS
Para quem empina pipas atualmente, o mais importante é tomar o brinquedo uns dos outros, transformando a brincadeira em guerra. Por isso, fazem usam cortante. Quando as pipas caem, eles não veem obstáculos ao tentar resgatá-las: invadem as casas da avenida João Bernardo Medeiros e da rua Manoel Bernardo Medeiros, andam sobre os telhados, danificam instalações e ameaçam moradores.

DATENA PREFEITO?
O colunista Flávio Ricco, do portal UOL, antecipou que o apresentador José Luiz Datena cogita aceitar convite para concorrer à Prefeitura paulistana em 2016. Três partidos teriam interesse: PSDB, PSB e PP. Ele admite ser candidato.

POR QUE ele?
Com a perspectiva de que o deputado federal Celso Russomano (PRB) seja um páreo duro, os partidos buscam nomes com apelo popular. Pelo PT, prefeito Fernando Haddad está mal avaliado e o partido chamuscado; os tucanos não têm um nome forte; o PSB convidou Marta Suplicy, mas ela não se decidiu; o PP sem Maluf disputando não é páreo. Natural que queiram lançar alguém que, pela exposição na TV, pode ser a pedra no caminho de Russomano.

GILENO PREFEITO
O Partido Social Liberal (PSL) anunciou terça-feira que lançará candidatura própria à Prefeitura de Guarulhos em 2016, e que o nome mais cotado é o do deputado estadual Gileno Gomes.