Coluna do Carleto – 03.05.2019

É preciso combater a dengue

De janeiro até 25 de abril foram confirmados 714 casos de dengue em Guarulhos, felizmente sem nenhum caso de óbito. Desde fevereiro, a Prefeitura intensificou operações de combate ao mosquito transmissor. E a campanha publicitária desencadeada em março foca na necessidade de contar com o apoio da população, já que essa é uma tarefa de todos.

Mas, como denunciar onde tem foco?

Internauta cujo nome foi mantido em sigilo denunciou ao Click Guarulhos que tentou de diversas formas informar à Prefeitura sobre detritos acumulados em um imóvel do Jardim Alvorada, sem êxito. Ligou no Centro de Controle de Zoonoses, e lá disseram que não lhes cabe receber esse tipo de queixa. Ligou na Ouvidoria da Saúde e ouviu que lá não era o local adequado, recomendando que falasse com a Vigilância Sanitária. No fim dessa via sacra, ficou espantado ao saber que “ainda não há um canal de comunicação para isso e que ele deveria “tentar” indo pessoalmente a uma unidade do Fácil.

E não é que é verdade!?

Diante do relato, vindo de uma pessoa isenta, sem vínculo partidário, e que sempre passou informações fidedignas ao portal, enviamos a demanda à Assessoria de Imprensa, que respondeu que a Secretaria de Saúde informou “que todas as denúncias sobre focos do Aedes aegypti devem ser formalizadas na Rede Fácil de atendimento ao cidadão, seja presencialmente, ou pela internet: www.guarulhos.sp.gov.br, acessando na parte inferior da tela o link Portal de Serviços e, na sequência: 1. Guia de Serviços, 2. Vigilância em Saúde, 3.Denúncia e Fiscalização e, por fim, 4. Criadouros do Mosquito Aedes aegypti.

Poderiam descomplicar

Ora, se combater o mosquito da dengue é tarefa de todos, a Prefeitura deveria facilitar a ação de cidadania dos munícipes e não complicar. Afinal, quem é que vai perder tempo de deslocamento e ficar na fila do Fácil para resolver um problema que é de todos e não particular? Pela internet, também há mecanismos que poderiam levar o internauta direto ao ponto, logo na primeira tela do site da Prefeitura.

Tome uma atitude, Guti!

Se o prefeito não sabia dessa complicação toda, agora ficou sabendo. Está na hora de exercer sua autoridade e determinar que o CCZ, a Vigilância Sanitária e a Ouvidoria da Saúde atendam prontamente telefonemas com esse tipo de denúncia e encaminhe os casos ao setor competente para vistoriar o local. É evidente que nem todas as pessoas têm acesso à internet ou facilidade para usar os serviços eletrônicos. E que o setor de Informática providencie, urgente, uma forma mais simples para que os internautas registrem essas queixas via site.

Escada para o sucesso

Serginho Escadinha, o maior líbero da história do voleibol brasileiro, inaugura neste sábado a quadra do Instituto Serginho 10, projeto social que atenderá mais de mil pessoas de todas as idades, utilizando o vôlei como ferramenta de inclusão. Fica na avenida Tiradentes, 2507, em frente à Igreja N. Sra. Aparecida. É o local onde funcionava a Mansão Danças.

Troca-troca nas TVs da cidade

O programa Tribuna Livre, apresentado ao vivo pelo jornalista Roberto Samuel, das 19h às 20h, desde dezembro deixou de ser transmitido pelo canal 3 da Net, TV Guarulhos. E passou a ser acessado apenas pela internet, via Facebook do próprio Roberto, TBL Comunicação, Tribuna Livre Guarulhos e do Jornal Guarulhos Hoje. No horário em que era transmitido, a TV Guarulhos reprisará o Radar de Notícias, que é apresentado das 7h às 8h da manhã pela equipe do jornalista Pedro Notaro, pelo canal 3, rádio Imprensa 102,5 FM e pelo Facebook do próprio Pedro. Em compensação, o Tribuna Livre será reprisado na manhã do dia seguinte, simultaneamente ao Radar, pelo canal 12 da Net TV e pelo canal aberto 58.1.

Em breve, eu também nas telinhas

Está em fase de planejamento um programa semanal de TV, a ser apresentado por mim, em parceria com o Sincomércio, sindicato patronal do comércio da cidade. Terá a participação do presidente da entidade, Reginaldo Sena, e do diretor do Ciesp Guarulhos, Mauricio Colin. Será gravado nas manhãs das quintas-feiras e transmitido pelo Facebook, no mesmo dia, às 18h. Além disso, em parceria com o cinegrafista Douglas Aguado e com a empresária Patrícia Ormart, o Click Guarulhos produzirá programas de TV, transmitidos pelo Facebook, com diversos apresentadores, inclusive eu e eles. Alguns deles também poderão fazer parte do portal de notícias que se consolidou como canal de prestação de serviços à população de Guarulhos. Resumo: não faltará informação aos internautas, de jeito nenhum!