Coluna do Carleto – 05.04.2019

Coleta incompleta na Curupira

Moradores da rua João e Souza, Jardim Alvorada, queixaram-se de que a Trail não estaria recolhendo integralmente o conteúdo da lixeira comunitária da viela Curupira. Depois que o Click Guarulhos publicou, a situação havia se normalizado. Na noite de quinta-feira, porém, segundo pessoas ali residentes, foi recolhido metade do lixo e deixado o restante.

Trail responde

Segundo a empresa, “a coleta no local citado ocorre no período noturno às terças, quintas e sábados. Fizemos um inspeção no local, logo após sermos procurados pela reportagem, e constatamos que os resíduos foram colocados no local no dia de hoje, ou seja, após a coleta realizada ontem à noite. Frisamos ainda que todo serviço prestado pela Trail Infraestrutura sofre rigorosa fiscalização por parte das autoridades municipais.”

Noves fora…

Para saber quem está com a razão, com a palavra a Secretaria de Serviços Públicos. É bom verificar nas próximas coletas se a lixeira da viela Curupira está sendo devidamente esvaziada. Espera-se também a colaboração dos moradores para que o lixo seja colocado nos dias e horários corretos; e apenas dentro da lixeira, pois é o local convencionado para ser recolhido pela Trail.

Suave melhora

Por orientação do prefeito Guti, a Proguaru reforçou o serviço de tapa-buracos, para tentar regularizar a grave situação das vias públicas da cidade. Agora são dez equipes, em período integral. Os buracos decorrentes de consertos da Sabesp, entretanto, estão permanecendo muito tempo abertos. Decorridos três meses após ter assumido o serviço local de saneamento, a empresa estadual já deveria ter adequado um tipo de trabalho ao ritmo do outro.

Não é bem assim

Pessoalmente, não sou contra a presença de policiais em escolas, desde que houvesse equipes preparadas exatamente para atuar em situações como a vivida na quinta-feira na EE Frederico Barros Brotero.

Dois lados da questão

No vídeo, o PM aparece empurrando a jovem com a arma e não viu outro vídeo no qual ela está desacatando o diretor, com dedo em riste, e em seguida faz o mesmo com o policial. Ele não poderia ter agido daquela forma, evidentemente. Mas a aluna jamais deveria afrontar as autoridades como fez. Tem em seu benefício o fato de ser menor de idade e, por isso, o “direito” de ser imatura.

Viralizando

O fato foi muito comentado nas redes sociais e certamente ainda vai render muito pano para manga. O Click Guarulhos fez duas postagens: uma logo cedo, sobre a atitude do PM contra a jovem; a segunda, após o meio-dia, relatando o apoio de pais de alunos ao policial. Em ambas as postagens no Facebook, a maioria esmagadora das opiniões é a favor do diretor e de maior rigidez nas escolas. O que é inegável: as famílias precisam acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos, mesmo quando eles já estão “grandinhos” e passam a impressão de que sabem se virar sozinhos. Vale saber, por exemplo, se estão para a aula na hora certa ou se estão aglomerados na praça próxima da escola.

A polêmica do piscinão

Sugiro acompanhar no portal Click as postagens que fizemos a respeito do evento que seria realizado na área do piscinão da Vila Galvão. Publicamos as queixas de moradores vizinhos, que temiam que as rachaduras da laje se acentuassem, mesmo sem que veículos estacionassem sobre ela, apenas com o peso da pessoas que por ali transitassem. Um dos organizadores procurou o Click para manifestar-se, defendeu o evento e argumentou que, se a empresa que construiu o piscinão atestou que a laje suporta 500 kg por m2, jamais esse peso seria atingido apenas com pessoas. O assunto repercutiu e, no final das contas, a Prefeitura vetou o evento no local. Em resposta enviada ao Click no fim da tarde desta sexta, a SDU informou que
“o evento irá acontecer na Praça IV Centenário. Não foi emitida autorização para realizá-lo no piscinão”. O food truck foi transferido para a praça Prefeito Paschoal Thomeu, novo nome de parte da antiga praça IV Centenário, no Centro. Vai até domingo, das 12h às 23h.

Bicadas entre tucanos

Estão marcadas para o dia 14, domingo, eleições para compor o Diretório do PSDB em Guarulhos. Em duas ocasiões, a executiva estadual tentou impedir que sejam feitas, não reconhecendo as eleições zonais de março, nas quais a chapa encabeçada por João Thomaz saiu-se vencedora, consideradas três zonais, que escolheram 12 delegados. As urnas das outras quatro zonas teriam desaparecido, gerando queixa no 1o. Distrito Policial. Agora, a executiva nacional, que tem o ex-governador Geraldo Alckmin como presidente, determinou que as eleições do dia 14 sejam levadas a efeito. Está previsto o enfrentamento da chapa de Thomaz com outra liderada pelo vereador Lauri Rocha.