Coluna do Carleto 07.12.2017

MULTAS FALSAS? NÃO, SEGUNDO A STT
Aguardava desde o dia 3 de novembro resposta sobre as multas de trânsito supostamente falsas que muitos contribuintes têm recebido e comentado nas redes sociais. Aparentemente emitidas pela Prefeitura de Guarulhos, referem-se a infrações que teriam sido cometidas em 2016. Pela Assessoria de Imprensa, a Secretaria de Transportes e Trânsito diz desconhecer que haja boletos falsos. Recomenda a quem tiver dúvidas, levar os autos de infração ao Fácil da STT, no Parque Cecap, ao lado da Rodoviária.

CASA CAIDINHA

Patrimônio histórico e arquitetônico de Guarulhos, a casa da Candinha está bem deteriorada. Urge conseguir financiamento para algum projeto de restauração. A situação só não está pior porque há alguns anos improvisaram uma cobertura metálica. A RG de dezembro terá reportagem a respeito do ciclo do Ouro.

DOAÇÕES AO FUMCAD
Os contribuintes que declaram o Imposto de Renda no formulário completo têm até o dia 30 para fazer doações a entidades assistenciais de Guarulhos que tenham projetos aprovados pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, abatendo integralmente do imposto a pagar, se houver, ou aumentando o valor da restituição, se for o caso.

PRINCIPAL MUDANÇA
Na solenidade em que foi relançada campanha para que pessoas físicas e jurídicas façam doações ao Fumcad, foi anunciada a principal novidade: agora o contribuinte pode escolher a qual instituição deseja beneficiar. Até 2016, o valor ia para o Fundo, sem essa opção, enquanto em São Paulo e outras cidades isso já era possível.

SEM TRANSPARÊNCIA…
Nos últimos anos, o site do Fumcad Guarulhos esteve fora do ar. Com isso, os contribuintes não tiveram acesso às informações sobre o destino das doações efetuadas. Essa deve ter sido uma das razões pelas quais a arrecadação caiu continuamente. Em 2006, chegou a R$ 1,1 milhão. Em 2016, foi de apenas R$ 62 mil. Agora, o site fumcad.guarulhos.sp.gov.br foi atualizado, informando quais foram as entidades beneficiadas, com quanto e quantas crianças cada uma atende.

COMO DOAR
Pessoas físicas podem doar até 6% do Imposto de Renda devido; empresas, até 1%. Depósitos podem ser feitos no Banco do Brasil, agência 4.770-8, conta 6907-8, CNPJ 14.342.434/0001-84. Nesta quinta, deve estar disponível no site a opção para emitir boleto especificando a entidade a ser beneficiada. Em abril, ao preencher a declaração, o limite para a pessoa física doar é de apenas 3% do imposto devido.

AFERINDO AS CHANCES
Assessor do deputado Eli Corrêa Filho, Zinho Manasses está fazendo uma enquete pelo Facebook, indagando aos internautas em quem votariam para prefeito se o segundo turno da eleição fosse agora. Deve ser para checar se, como cogitam apoiadores do democrata, os erros da gestão Guti gerariam arrependimentos suficientes para alavancar o nome de Eli para a reeleição como deputado e, em 2020, para prefeito.

ESQUINA VÍTIMA
Não bastasse o casarão da esquina da rua Felício Marcondes com a Sete de Setembro, que vem sendo vítima de depredação e furtos, além de desgastado pelas intempéries, até os bueiros do local estão sendo escolhidos para despejo de restos de alimentos, provocando entupimento. Não deve ser difícil apurar quem faz isso. Porém, um lojista da região denunciou, via Facebook, que um GCM foi ao local, mas não impediu que um popular carregasse uma viga retirada do casarão.

NATAL BRASILEIRO


A Primeira Igreja Batista de Cumbica apresenta o “Natal Brasileiro em Nárnia”, espetáculo teatral com a participação de 200 membros da igreja. A entrada é um quilo de alimento não perecível. Assisti e recomendo. Av. João Veloso da Silva, 546, próximo à Base Aérea. Dias 9, 10, 16 e 17, às 19h30.