Coluna do Carleto – 09.11.2018

OLHA A COBRA!
O ofídio apareceu do nada na rua Cunha Porã, Jardim Santa Cecília. Enquanto vizinhos ligavam para os bombeiros, ela entrou por um cano de esgoto. O atendente respondeu que nesse caso, não vão. O secretário do Meio Ambiente, Abdo Mazloum, mandou uma equipe, que demorou; os moradores já haviam resgatado o animal e levado para o Zoo.
POLÍTICOS, ACORDEM!
Muitos políticos ainda não se tocaram de que o antigo jeito de fazer campanha não funciona mais. Por exemplo, em Guarulhos, o percentual de ausências foi mais baixo do que no Estado e no País, mas o índice de brancos e nulos para governador foi maior, demonstrando que boa parte da população não queria nem João Dória, nem Márcio França, reprovando os dois.
DÚVIDA CRUEL
França foi bem mais votado em Guarulhos do que Dória. A dúvida é se dá para atribuir essa vantagem ao apoio do prefeito Guti, pois em São Paulo, cujo prefeito, Bruno Covas, apoiou Dória, França também foi vencedor e por um percentual superior ao de Guarulhos. Considerando que o candidato a federal Eduardo Soltur não se elegeu e que Caio França foi bem votado para estadual mas nem tanto, é bom Guti repensar sua gestão, pois sua popularidade não está das melhores.
DIA SEGUINTE
Até certo ponto, o casal Eli Corrêa Filho e Francislene saiu fortalecido com a vitória de Dória, embora em Guarulhos o governador eleito tenha perdido de longe para o governador em exercício.  É bom Eli e Fran repensarem seu jeito de fazer política, pois, embora tenha sido reeleito, o deputado foi mal votado em Guarulhos.
PASSO EM FALSO
A escolha do ex-prefeito e atual ministro de Temer Gilberto Kassab (PSD) para ser secretário da Casa Civil de Dória tem recebido muitas críticas. Afinal, que nova política é essa? Deve ser para que o governador possa viajar e deixar alguém experiente “tomando conta do lojinha”.
LÁ VEM O TREM!
Em entrevista ao jornal Folha do Ponto, do ex-vereador Alemão, reproduzida no portal Click Guarulhos, Dória afirma que cuidará bem de Guarulhos, sem levar em conta cor partidária ou o fato de Guti ter apoiado França ostensivamente. Entre suas promessas, está a de iniciar logo as obras de extensão da linha 13-Jade da CPTM até o Pimentas. Citou também a vinda do Metrô até o Internacional Shopping. Tomara que haja dinheiro para isso e que a burocracia envolvendo licitações e licenciamento ambiental não seja empecilho. Quem viver verá. Resta saber quem viverá suficiente para ver isso.
CADÊ A ÁGUA?
Às vésperas da transferência do Saae para a Sabesp, avolumam-se as queixas de falta de água por até quatro dias  e pela demora no conserto de vazamentos.

JUVENTUDE NÃO É DEFEITO

Enquanto ainda repercute a crítica do presidente de STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, sobre jovens de 25 anos que estreiam na Magistratura, eis que o mais jovem advogado do Brasil, Mateus de Lima Costa Ribeiro, foi fazer sustentação oral na quinta-feira, no  plenário do STF. Tranquilo, defendeu a inconstitucionalidade de uma lei em vigor no Rio Grande do Sul. Causou boa impressão. O ministro Edson Fachin votou contra a postulação do rapaz, mas elogiou seu desempenho. Filho e irmão de advogados, formado na UnB e com extensão cursada nos EUA, Mateus provou que ser jovem não é defeito.

REFLEXÕES SOBRE O VOTO

Você, que votou em Haddad, já se deu conta que Bolsonaro não é o bicho-papão que tanto temia? E você, que votou em Bolsonaro, já percebeu que ele, mesmo se chamando Messias, pode não ser a salvação da humanidade que imaginava?

BIENAL DO LIVRO
De 30 de novembro e 9 de dezembro de 2018, a Prefeitura de Guarulhos promoverá a Bienal do Livro, com o tema “Páginas que Conectam”. Será no Parque Linear Transguarulhense, no Parque Continental, e receberá importantes nomes da produção literária brasileira, oferecendo literatura de qualidade a crianças, jovens e adultos, imersas em palestras, artes cênicas, contação de histórias, oficinas e performances.
AGL, 40 ANOS
Durante a Bienal, no dia 05/12, das 18h às 19h30,a Academia Guarulhense de Letras irá comemorar seus 40 anos de atividades, com homenagens aos fundadores. O evento cultural incluirá o lançamento da Revista da AGL 2018, com obras de diversos acadêmicos. No decorrer da Bienal, vários deles farão palestras abertas ao público.
GUARULHENSE  PREMIADO
O site Mundo Cosplayer, do blogueiro guarulhense Rogério Princiotti, há 3 anos no ar, recebeu o Prêmio Cubo de Ouro, do site Sintonia Geek Magazine, como melhor Imprensa Geek de 2018, por meio da escolha do público juntamente com o evento Megacon, em  Curitiba (PR).