Coluna do Carleto – 18.05.2018

SUGESTÃO À STT

A faixa zebrada, na lateral da via Dutra, sob o viaduto Fioravante Iervolino, fazia sentido antes, mas havendo uma saída à esquerda e outra à direita, ela provoca lentidão. Agora que o adjunto da STT é o inspetor Márcio Pontes, ex-Polícia Rodoviária Federal, quem sabe a área municipal se entende com a NovaDutra.

URSO DE ESTIMAÇÃO

Uma família chinesa adotou um filhote de cachorro, mas com o tempo estranhou que ele não latia, comia cada vez mais e tinha facilidade para ficar em pé, equilibrando-se sobre as patas traseiras. Aí descobriram que não era um cão, mas um urso, que chegou a 200 quilos. As crianças já haviam se afeiçoado ao animal, mas não houve alternativa a não ser entregá-lo a um centro de proteção de animais silvestres.

OUTROS URSOS

Em uma cidade imaginária, a administração adotou mascotes, que aos poucos foram se revelando ursos: dão palpites em todos os assuntos, provocam situações desconfortáveis e valem-se da afeição das crianças para equilibrar-se. Como não são animais silvestres, não existe um órgão que possa cuidar para que não provoquem danos.

FRANÇA OPORTUNISTA

O governador Márcio França, pré-candidato a disputar o cargo pelo PSB, não perdeu tempo para aproveitar-se da popularidade da policial militar que alvejou um assaltante em Suzano: prestou homenagem a ela, pelo Dia das Mães, fez discurso, posou para fotos e filmagens. Por mais elogiável que possa ser a atitude da PM, que teve raciocínio rápido e agiu com destreza, ganhando a simpatia da grande maioria da população, a atitude de França pegou mal, pelo oportunismo.

FOTOS INFELIZES

O juiz Sérgio Moro, a quem o País muito deve por sua firme atuação na Operação Lava-Jato, perdeu mais uma oportunidade de evitar gafes. Já não bastasse a infeliz foto na qual posou ao lado do tucano Aécio Neves, agora apareceu em imagens ao lado do ex-prefeito João Dória, pré-candidato a governador de São Paulo.

COMENTÁRIO MEU APÓS LER DEZENAS DE COMENTÁRIOS DOS AMIGOS INTERNAUTAS NO FACEBOOK
Após muito bate-boca derivado da nota que escrevi sobre o juiz Moro, eis que surgiu um comentário esclarecedor do internauta Marcelo Chueiri. Confesso que desconhecia os pormenores dessa premiação e em quais circunstâncias a foto foi tirada.Se soubesse não teria escrito essa nota ou o teria feito de outra forma. Veja o esclarecimento de Chueiri a respeito da foto: “Essa premiação acontece todo ano desde 1970, é premiado um brasileiro e um americano cada vez, é o do ano anterior entrega pro atual. Na verdade o Dória ganhou em 2017, e o Moro em 2018, por isso o Dória entregou ao Moro.
Em 2013 ganhou o Luciano Coutinho, presidente do BNDES da Dilma, que recebeu e tirou foto com o banqueiro André Esteves, é entregou em 2014 para o megaempresario Rubens Ometto. Na época ninguém prestava atenção, certo?”

ATERRO POLÊMICO

A empresa CDR, que mantém um aterro sanitário na região do Cabuçu, no qual recebe resíduos de diversas cidades, pleiteia a ampliação da área, o que tem causado muitos protestos. Entidades e a população da região apontam a presença de mananciais. Também sou totalmente contra a pretensão da empresa; entendo que cada município deve arcar com o ônus de tratar do próprio lixo. Soa estranha a docilidade com a qual a gestão municipal trata a questão. Detalhe: a CDR é do grupo francês Veolia, o mesmo ao qual pertence a Proactiva, empresa contratada em caráter emergencial pela Prefeitura de Guarulhos em novembro de 2017, para a gestão do aterro sanitário que recebe o lixo residencial da cidade.

SELIC MANTIDA

Contrariando a expectativa do mercado financeiro, o Copom manteve a taxa básica de juros em 6,5% ao ano. O Brasil será um país viável quando a taxa real de juros, que os cidadãos e as empresas pagam, estiver próxima dessa tal Selic. Os bancos, mesmo os oficiais, cobram juros estratosféricos.

EMPRESAS PARCEIRAS

As inscrições para o Selo de Empresa Parceira da Formação Profissional vão até 31 de maio. As interessadas devem acessar o site www.guarulhos.sp.gov.br/secretarias/trabalho.

AJUDEM A KARINA!

A profa. Karina Alves de Melo foi aceita para representar Brasil em evento sobre Astrofísica, na Espanha, de 3 a 9 de junho, e precisa de ajuda para custear a viagem. Doações no Banco do Brasil, agência 0636-X, conta 72.675-3. Atualmente sem renda, ela é voluntária na EE Vereador Antonio de Ré, preparando alunos para a Olimpíada de Astronomia.

NOVO PAISAGISMO

A Secretaria do Meio Ambiente está colocando novas plantas no canteiro central da avenida Tiradentes, dando um belo colorido ao local e ajudando a disciplinar a travessia de pedestres em trechos mais adequados e seguros. Tomara que a iniciativa se espalhe por toda a cidade.