Coluna do Carleto 19.10.2018

BRIGA DE FOICE

Está sendo preciso ter estômago de avestruz para suportar a troca de acusações nas campanhas de segundo turno, tanto para presidente quanto para governador. O que menos se vê são propostas de soluções efetivas para a população. É basicamente uma campanha de destruição da imagem do adversário. Usar o termo desconstrução seria eufemismo, muito leve para retratar a realidade.

PIOR AINDA

Se não bastasse a baixaria do horário eleitoral supostamente gratuito, o eleitor ainda é bombardeado com infinitas mensagens de notícias falsas, as malditas fake news, que aumentam o teor de podridão da política. Algumas são facilmente identificáveis e só convencem quem tiver muita ingenuidade. Outras, porém, são convincentes e enganam até quem tem vivência em brigas eleitorais.

EMPATE TÉCNICO

As pesquisas eleitorais levaram uma surra das urnas no primeiro turno. Mas é inevitável acompanhá-las mesmo assim. Na primeira sondagem feita pelo Ibope no segundo turno, João Dória tem 52% e Márcio França 48% dos votos válidos, tecnicamente empatados na disputa pelo governo de SP, dentro da margem de erro, de 3%. No interior, Dória vai 60% e o atual governador tem 40%. Na Capital, França lidera com 63% e o ex-prefeito tem 37%. Ou seja, os paulistanos não gostaram da gestão do tucano.

CRITÉRIO DE ESCOLHA

Para escolher quem de fato mereça seu voto, procure analisar o passado de cada um e avaliar as propostas que apresentam, sem se deixar envenenar pela disputa suja que vem sendo praticada.

ENFIM, A LUZ!

Embora tardia, começou a operação do Expresso Aeroporto, ligando Guarulhos à estação Luz da CPTM. O trajeto é de até 35 minutos, sem paradas, e o bilhete custa R$ 8. O primeiro trem parte às 10h da Estação da Luz; depois, 12h, 14h e 16h, além do último, às 22h. No sentido Aeroporto-Luz, o primeiro trem sai às 9h, depois às 11h, 13h, 15h e, por último, 21h.

BEM BOLADA

Criativa a campanha da Guarupass alusiva ao Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama. “Não durma no ponto”, diz a mensagem dirigida às mulheres.

ZONA AZUL DIGITAL

Guarulhos deve contar com a nova Zona Azul de Guarulhos no início de 2019, com quase 3 mil vagas. A principal diferença é que o sistema não permitirá que seja comprado outro tíquete para o mesmo veículo na mesma região, para evitar que um carro fique ocupando vagas próximas por mais de duas horas. Em outra região, entretanto, será possível usar a Zona Azul logo depois.

CONTRAMÃO POLÊMICA

A decisão da equipe do Trânsito de pôr mão única em pequeno trecho da avenida Emílio Ribas, no Gopoúva, será criticada por muitos. Mas, era preciso tomar uma atitude por ali. O ideal seria que o carro pudesse voltar à avenida apenas ao cruzar o Anel Viário, mas o traçado não permite.