Coluna do Carleto – 21.12.2018

Reprodução da última coluna publicada pela Folha Metropolitana

 

NÃO É BEM ASSIM

Tem muita gente achando que a simples transferência do Saae para a Sabesp fará a água jorrar nas torneiras ininterruptamente. A promessa é de que o abastecimento será significativamente ampliado. E, para isso, a empresa estadual deu início à primeira obra nesta semana. Daí à total solução, porém, há um longo caminho. Não se pode esquecer que na cidade de São Paulo também há locais com rodízio. E que água não surge por decreto: precisa de chuva e que a população se conscientize de que é preciso economizá-la, não a usando de forma indevida.

 

EXEMPLO A SEGUIR

Estive há alguns dias conhecendo o estado do Espírito Santo. Em Guarapari, verifiquei que funciona bem o tempo mínimo de espera nos semáforo, conforme sugeri à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana nesta coluna, no dia 7. Naquela cidade praiana, em geral, são 38 segundos e o tráfego flui muito bem. Já na vizinha Vila Velha, são até 70 segundos e observei lentidão. Na Capital, Vitória, nos locais onde o tempo é menor, funciona melhor. Sugiro aos nossos técnicos repensarem os métodos aqui adotados.

 

POR OUTRO LADO…

Já no que fiz respeito à acessibilidade, apesar dos aclives e declives, Guarulhos trata melhor os deficientes visuais do que a capital capixaba. Lá, há piso tátil em boa parte das ruas, mas não raro o caminho é interrompido por árvores e postes, sem o devido desvio.

 

NOVOS MANDATOS

Deputados eleitos e reeleitos foram diplomados. A população espera que, independentemente de partidos e dos interesses futuros de cada um, defendam Guarulhos e honrem os votos recebidos.

 

NOVA DIREÇÃO NA AGL

A Academia Guarulhense de Letras elegeu nova diretoria, para o biênio 2019-2020. A escritora Antônia Conceição Vaz Duarte será a nova presidente; eu fui escolhido como vice-presidente. Na Secretaria Geral, Teresinha Silva Maltez de Souza; 1º. secretário, Mauro dos Santos Oliveira; 2º. secretário, José Roberto Jerônimo; tesoureiro geral, Fábio Cardoso dos Santos; 1º. tesoureiro, José Augusto Pinheiro; 2o. tesoureiro, Jacques Miranda.

 

DANDO UM TEMPO (NA FOLHA METROPOLITANA)

Devido à crise que afeta os meios impressos de comunicação em todo o mundo, estou interrompendo a sequência de edições das revistas RG e Weekend, passando a produzi-las apenas em datas específicas. O foco agora é o portal de notícias Click Guarulhos, ao qual precisarei me dedicar de forma intensiva. Diante disso, não mais escreverei esta coluna. Agradeço à direção e à equipe da Folha Metropolitana pela oportunidade e, em especial, aos leitores que semanalmente me prestigiaram com sua atenção. Um ótimo Natal a todos e que o novo ano seja repleto de realizações, com muita saúde.