Coluna do Carleto – 22.02.2019

Prestando serviço

Moradores e comerciantes do trecho da avenida Tiradentes próximo ao número 3000 e à Prefeitura reclamaram e o Click Guarulhos divulgou em novembro de 2018 que, devido a constantes acidentes com veículos, alguns postes da iluminação pública, no canteiro central, foram danificados, deixando tudo às escuras nas imediações, para insegurança das pessoas, inclusive dos frequentadores do Parque Bom Clima J.B.Maciel. Em janeiro, voltamos ao assunto, pois nada havia sido feito, nem resposta enviada ao portal. Nesta semana, entretanto, nota-se que as estruturas de suporte dos postes começaram a ser refeitas. A população da região agradece pela providência.

Prestando serviço – 2

Outra conquista dos frequentadores do Parque J.B. Maciel foi o atendimento à reclamação do munícipe  Gilson Santos Ferreira quanto aos banheiros públicos, que estavam fechados devido a atos de vandalismo. Publicada a queixa, a Proguaru passou a cuidar dos sanitários.

Prestando serviço – 3

Além de alertar para o perigo de um buraco teimoso, na altura do número 1148 da avenida Nova América, Jardim Santa Cecília, acabei tomando a iniciativa de sinalizar o local com umas madeiras que estavam jogadas em uma calçada próxima. Até que alguém aparecesse para consertar, um acidente poderia acontecer. Os vizinhos estão preocupados, pois embora aparentemente seja um minúsculo buraco, é bastante profundo o espaço sob o asfalto.

É nosso papel

Temos consciência de que às vezes perturbamos as assessorias de imprensa com tantas demandas. Mas, entendemos que, ao agirmos como ponte entre a população e as autoridades, estamos cumprindo nosso papel e contribuindo para o melhor funcionamento da máquina pública. Como dizia o antigo dito popular, “se a gente que é pombo não fala…”

Pets valorizados

Os seres humanos estão tão por baixo ultimamente, que tudo que envolve animais de estimação mexe muito com o emocional das pessoas, superando a preocupação que se haveria de ter com os semelhantes. Conheci uma piada e a achei muito verdadeira: “Ouvi a vizinha conversando com o gato dela. Falava de um jeito que parecia que ele estava entendendo tudo. Contei pro meu cachorro e nós dois rimos tanto da vizinha!”

Sugestão – Fácil

O internauta Antonio dos Santos, do Parque Continental, sugere à Prefeitura colocar placas indicativas nas ruas, para facilitar o acesso do público à nova unidade do Fácil, dentro da sede da FIG-Unimesp, na Vila Rosália.

Sugestão – Bosque Maia

O internauta Darlan Zurc sugere que a Prefeitura faça licitação ou chamamento público para interessados em explorar a locação de bicicletas na lateral do Bosque Maia, aos domingos, quando do funcionamento da ciclofaixa. Ele lembra que na gestão anterior esse serviço era bastante útil e, portanto, com grande procura.

Crime a esclarecer

A notícia que chocou os guarulhenses nesta semana foi a da morte do professor Artur Carlos da Rocha, que lecionava no cursinho comunitário A-Sol. Embora muito conhecido e querido, pelo trabalho social que desenvolvia, foi brutalmente assassinado. Espera-se que as investigações levem a quem praticou o crime e que seja aplicada a merecida punição.

Reforma da Previdência

Não há dúvida de que há muitos pontos a corrigir na proposta do governo Bolsonaro de Reforma da Previdência, para evitar que injustiças sejam cometidas. No entanto, parece não restarem dúvidas de que algo precisa ser feito, pois o sistema não se sustenta. E há pontos claramente positivos na proposta, como o das alíquotas progressivas, taxando com mais ênfase os servidores públicos de altos salários, que não optaram por regimes próprios de previdência, pois eles podem aposentar-se ganhando acima do teto do INSS. Será que isso vai passar no Congresso?

Reforma da Previdência -2

Um ponto que fatalmente terá de ser revisto é o da aposentadoria dos professores, pois o texto original exige mais tempo de contribuição  deles do que das outras categorias profissionais, embora a idade mínima seja menor.

Reforma da Previdência -3

Ponto mais do que elogiável é o de aplicar aos detentores de cargos eletivos as mesmas regras dos trabalhadores. Resta saber se os deputados e senadores terão a decência de aprovar a Reforma com essa mudança.

Pais e filhos

Manifestações de filhos do presidente Bolsonaro em redes sociais têm criado embaraços ao governo. No território guarulhense, o vereador Laercio Sandes (DEM), sem citar nomes, usou a tribuna da Câmara e teceu duras críticas ao comportamento do pai de uma alta autoridade, que teria sido muito deselegante e até grosseiro ao referir-se à empresária e esposa do deputado Eli Corrêa Filho, Francislene Assis de Almeida Corrêa, virtual candidata a prefeita em 2020 e que, ao que tudo indica, assumirá as rédeas do PSDB local, partido até agora aliado do prefeito Guti (PSB). A Executiva estadual tucana fez intervenção em Guarulhos e outras cidades onde a direção local não fez campanha para João Dória. Fran, como é conhecida, deve indicar alguém de sua confiança para presidir o partido local.