Coluna do Carleto – 23.08.2019

Faltando tinta?

Três meses depois que postamos no Click Guarulhos um vídeo mostrando a falta de sinalização horizontal na avenida Dr. Renato de Andrade Maia, com a resposta de que a solução estava programada, as faixas de segurança e as indicações de quem tem a via preferencial continuam apagadas. Falta tinta ou critério? Afinal, vias secundárias têm recebido pintura de faixas divisórias, enquanto esse trecho, no entroncamento com a avenida Papa João XXIII, continua abandonado.

Vereadores gazeteiros

Só em agosto, três sessões da Câmara Municipal de Guarulhos foram encerradas por falta de quórum. A verificação de presença é feita pelo presidente a olho nu. A de quinta-feira não durou nem cinco minutos. Há algum tempo, a Imprensa vem denunciando esse descaso dos vereadores, que foram eleitos para representar o povo, mas nem a obrigação básica de comparecer às sessões é cumprida.

Vereadores gazeteiros – 2

O jornalista Pedro Notaro chegou a listar os faltosos algumas vezes, mas alguns queixavam-se, afirmando que estavam na Casa, no banheiro, ou atendendo alguém nas galerias. Nesta semana, ele postou no Facebook o desafio para que algum vereador apresentasse proposta de mudança no critério, determinando que a presença em plenário seja feita pelo registro no painel eletrônico.

Vereadores gazeteiros – 3

A sessão de quinta foi encerrada no golpe de vista pelo vice-presidente e líder do Governo, Eduardo Carneiro (PSB). E foi ele exatamente quem aceitou o desafio de Notaro e apresentou nesta sexta-feira Projeto de Resolução, propondo que a verificação de quórum se dê pelo registro no painel ou manifestação verbal dos vereadores em plenário.

Discordando do critério

Na quinta-feira, assim que foi encerrada a sessão, às 14h, o vereador Laércio Sandes (DEM) divulgou vídeo nas redes sociais, criticando a atitude de Carneiro de encerrar a sessão logo às 14h. Disse entender que o presidente em exercício poderia suspender a sessão por dez minutos até que houvesse condição de verificar se, de fato, não havia presença do número legal para início da sessão ordinária. Ao apresentar o Projeto de Resolução, Eduardo Carneiro enfatizou que a verificação de quórum precisa se dar às 14h.

Sinuca

Com a vitória de Jair Bolsonaro para a Presidência, o prefeito Guti começou a amadurecer a ideia de mudar para um partido mais conservador, já que o PSB (Partido Socialista Brasileiro) apanhou durante a campanha, sendo-lhe impingida a pecha de esquerdista, pelas alianças que a legenda fez em alguns estados e pelas antigas parcerias com o PT. Porém, como muitos apoiadores do presidente estão desgostosos com muitas de suas atitudes, pode não ser boa medida ir para um partido alinhado com o governo federal.

Outra razão

Um passarinho me contou que, caso o prefeito Guti opte (ops!) por deixar o PSB, o partido estaria de portas abertas para receber a filiação do ex-prefeito Elói Pietá, que enfrenta dificuldades de garantir legenda para disputar o Bom Clima em 2020, já que o deputado federal Alencar Santana também almeja a Prefeitura e tem o controle do Diretório local. Será boa estratégia deixar o PSB disponível para um dos principais concorrentes?

Vontade de acertar

O ex-vereador Americano foi nomeado nesta semana como novo secretário de Governo da gestão Guti, no lugar de Peterson Ruan, que se mandou sem explicar bem os motivos. A Secretaria de Serviços Públicos passa a ser comandada pelo servidor de carreira Rodnei Minelli, que atua na Prefeitura há 28 anos e já ocupou diversas funções de . Americano ficou muito feliz com os comentários nas redes sociais sobre a nova função: “Isso aumenta minha responsabilidade e podem ter certeza de que também minha vontade de acertar”, declarou.

À la Jovino

Rodnei Minelli, novo secretário de Serviços Públicos, e Edmilson Americano, de Governo – Foto: Divulgação

Quando assumiu no lugar de Néfi Tales, em 1998, Jovino Cândido conseguiu botar a Prefeitura nos trilhos porque se valeu da experiência de funcionários de carreira em postos-chave. Não foi reeleito, mas perdeu para Elói Pietá por pouco mais de mil votos. Se 554 pessoas que votaram no petista o tivessem escolhido, ele continuaria na Casa Branca. Salvo engano meu, Minelli é o primeiro secretário escolhido por Guti entre o pessoal interno. Será que começou a cair a ficha que entre o funcionalismo tem muita gente competente?

Funil em Cumbica

Sugiro ao secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Paulo Carvalho, determinar estudos para mudança no trânsito da parte central de Cumbica, proximidades da Base Aérea. Não faz sentido a rua Brigadeiro Mário Perdigão receber todo o tráfego da região, tanto quem vem da via Dutra ou de São Miguel, quanto quem vai do Centro em direção aos bairros. Até uma criança vê que isso está errado. Não há algum técnico na STMA que perceba o absurdo? Como não há vias alternativas, passou da hora de pôr mão dupla em pequeno trecho da avenida Monteiro Lobato ou em um pedaço da avenida Santos Dumont, para aliviar a rua Brigadeiro Mário Perdigão.