Coluna do Carleto – 24.05.2019

Servidores votaram pela manutenção da greve, por volta das 15h desta quinta, 23 - Foto: Alexandre de Paulo/Click

Mais gente, menos gente

A greve dos servidores públicos municipais trouxe um ingrediente interessante a ser observado: a quantidade de pessoas presentes às assembleias. Enquanto o sindicato da categoria procura ampliar o número, para dar mais representatividade às decisões, a gestão Guti fez o possível para minimizar e passar a impressão à opinião pública de que meia dúzia de gatos pingados decretou a greve.

Aqui, a realidade

Sem fazer parte de uma torcida, nem da outra, o Click Guarulhos buscou mostrar a realidade. Enquanto a Prefeitura divulgou fotos feitas com drone no início da concentração, com a rua quase vazia, as imagens produzidas pelo nosso jornalista e repórter-fotográfico Alexandre de Paulo mostraram o momento da votação, com muito mais participantes. Nem tantos, lógico, quanto a estimativa de público alardeada pelo Stap.

Na vida das pessoas

Da mesma forma, nota oficial da Prefeitura buscou transmitir tranquilidade e informar que a adesão foi mínima, não chegando a afetar os serviços da municipalidade. Já o Stap divulgou que cozinheiras que atuam nas escolas haviam aderido e que teve escola que chegou a suspender as aulas. Nesse caso, a julgar pelo silêncio da população, dá para imaginar que o efeito da greve não foi tão grave quanto o sindicato esperava. Aliás, se houvesse uma forte adesão, a Administração se preocuparia em oferecer uma proposta mais atrativa.

A diferença entre ser pedra ou vidraça

Se as redes sociais foram eficazes para que Guti conseguisse eleger-se, têm também sido cruéis para sua imagem, na medida em que fica fácil recorrer a postagens que fez ou ajudou a fazer na campanha, para contrapor a atitudes que tem de tomar estando à frente do Executivo. Por exemplo, corre no Facebook foto na qual ele dizia, quando era vereador de oposição, que “os servidores merecem respeito”. Para cumprir a Lei, quanto aos limites de gastos com pessoal, agora ele vê o quanto é mais fácil ser pedra.

Nem tudo são flores no Sesc

Fachada do Sesc Guarulhos, no Jardim Flor do Campo – Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

As opiniões de quem foi conhecer a nova unidade do Sesc, em Guarulhos, são praticamente unânimes em elogios ao presente que a cidade ganhou. No entanto, quem tentou adquirir ingressos para os shows anunciados teve dificuldades e botou a boca no trombone. Pelo site estava impossível comprar entradas para o show de Lenine. As pessoas tentavam ligar para o Sesc e ninguém atendia, ou dava ocupado. Testamos e as queixas procediam. Enviamos questionamento à empresa de Assessoria de Imprensa, Novelli, que atende o Sesc.

Eis a resposta

“O Sesc Guarulhos agradece a cooperação do Click Guarulhos na sinalização sobre as demandas do público e ficará atento às mensagens e notificações a respeito do atendimento telefônico e online. Até o presente momento, não detectamos nenhum problema em nossas linhas telefônicas, apenas um volume muito grande de ligações. Para evitar reincidências, passamos a direcionar as ligações para outros pontos de atendimento da unidade, a fim de responder à crescente demanda do público. Sobre a venda de ingressos online, esta é interligada à toda Rede Sesc de São Paulo. Por esse motivo, é preciso ficar atento às datas de venda dos ingressos (pois as atividades são divulgadas no site antes da data de liberação da venda) e sua disponibilidade. Os ingressos tendem a esgotar rapidamente por conta da grande procura. Vale lembrar que, além da venda online, há uma cota reservada para a venda presencial, que pode ser feita em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Complementando as informações


Os ingressos são disponibilizados semanalmente, sempre em dois lotes*:

• Terças, somente no Portal SescSP, em diferentes horários, sempre a partir das 12h. Verifique, antecipadamente, o horário da venda do espetáculo de seu interesse no Portal sescsp.org.br.

• Quartas, nas bilheterias da Rede Sesc, às 17h30**.
A cada semana, serão disponibilizados somente os ingressos das atividades que acontecerão na semana seguinte, de segunda a domingo, incluindo os espetáculos em temporada.

As temporadas dos espetáculos de Teatro, Dança e Circo terão a venda aberta considerando a data de sua estreia. Consulte a limitação de venda de ingressos por pessoa e por atividade no Portal SescSP.Apenas uma porcentagem dos ingressos será destinada à venda online.

** Em caso de feriado na quarta-feira, as vendas terão início no dia útil posterior.