Coluna do Carleto – 25.01.2019

ÁRVORES CORTADAS

Moradores de condomínios do bairro Macedo reclamam do corte de árvores gigantescas  em um terreno particular, entre a avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo e a rua Cônsul Orestes Corrêa. Uma moto-serra e uma escavadeira trabalham com afinco. Questionei a empresa Kim Arquitetura, responsável pela obra, que garantiu que tudo está sendo feito dentro da lei, com as devidas licenças, concedidas mediante compromisso de plantio compensatório. Questionei a Prefeitura. A Secretaria do Meio Ambiente confirmou que deu as licenças com amparo legal. Não citou quantas árvores foram cortadas, nem quais as espécies, limitando-se a dizer que o processo está à disposição dos interessados, mediante pedido formal. A SDU ainda não respondeu.

POLÊMICA NO FACEBOOK

Enquanto alguns internautas carregaram nas críticas, afirmando que essas licenças são fornecidas sem muito critério e que há casos de uma simples poda que ficam na fila das autorizações por longo tempo, outros saíram em defesa, alegando que, por ser área particular, o dono pode fazer o que quiser. Não é bem assim: remoção de árvores depende de autorização oficial, para o que é preciso cumprir determinados requisitos. No caso em tela, há projeto de engenheiro agrônomo e há de crer que as exigências sejam cumpridas. Não se entende, entretanto, porque a Sema não quis responder quantas árvores foram removidas e quantas serão plantadas e em quais locais.

VENCIMENTO DAS CONTAS DE ÁGUA

Uma questão levantada no Facebook pelo internauta Rui Castro e encaminhada pelo Click Guarulhos à Sabesp resultou em benefício para inúmeros consumidores da cidade, principalmente os de alguns condomínios do Parque Cecap. Parte das ligações cujas contas haviam vencido próximo ao dia 20 de janeiro tiveram as contas de fevereiro emitidas para vencer nos primeiros dias do mês, com intervalo médio de 15 dias após a anterior. O caso chegou ao conhecimento do prefeito Guti, que interveio, e a Sabesp concordou em permitir o pagamento sem acréscimo até o fim de fevereiro. A empresa informa que os usuários podem definir um dia específico para vencimento das contas de todos os meses.

ONDE PAGAR AS CONTAS DA SABESP?

Clientes informam que o Banco do Brasil não está aceitando receber contas da Sabesp relativas a Guarulhos. A Caixa passou a receber nesta sexta-feira. O Itaú recebe normalmente. Indagamos da Sabesp em quais bancos as contas podem ser pagas, mas, devido ao feriado em São Paulo, não obtivemos resposta até concluir a coluna.

ONDE PAGAR O IPTU?

Depois de muita expectativa, a Prefeitura finalmente divulgou nesta sexta-feira onde os munícipes podem pagar o IPTU, cujos carnês começam a vencer dia 28, segunda–feira. Acesse o portal Click Guarulhos a orientação completa.

CACHORRO QUE TEM MUITO DONO…

…morre de fome, diz o dito popular. Pois é. A ponte sobre o rio Tietê que dá acesso da Marginal à pista expressa da via Dutra teve de ser interditada, por precaução, pela Prefeitura de São Paulo. Aí surgiu a questão: a quem cabe consertar a ponte? Quem deveria tê-la mantido em boas condições e não o fez? A Prefeitura da Capital negocia com o governo federal a solução. Como se trata de uma rodovia concedida à iniciativa privada, que arrecada dinheiro do pedágio, entendo, como leigo, que a responsabilidade seria da CCR NovaDutra. Enviamos questionamento à concessionária nesta sexta-feira.