Coluna do Carleto – Edição 316

Sugestão de melhoria

É comum haver lentidão no trânsito da faixa lateral da via Dutra, próximo ao viaduto Fioravante Iervolino. Dá para resolver, retirando a faixa zebrada da pista sob o viaduto, pois ela não tem utilidade. Sem ela, os motoristas que querem acessar a rodovia não disputariam espaço com quem quer sair à direita.

Mais tucano na mira

Além dos holofotes focalizando o deputado Fernando Capez, presidente na Assembleia Legislativa de São Paulo, apontado como beneficiário de desvios da merenda escolar, a Procuradoria Geral da União propõe que o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), seja investigado em esquema da Receita Estadual de lá. Ele nega qualquer favorecimento, afirma que doações de campanha foram declaradas e que as contas foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.

Mesma ladainha

Seja qual for o partido, toda vez que surge uma denúncia de que propinas tenham se transformado em doações de campanha, os acusados dizem que a Justiça Eleitoral aprovou as contas. Dá para desconfiar de que essa aprovação está sendo feita sem muito critério, pois deixa passar cada coisa cabeluda…

Panorama 2016

A edição de janeiro da RG (Revista Guarulhos) publica matéria de minha autoria sobre as eleições deste ano em Guarulhos, citando os mais prováveis candidatos a prefeito. São tantos nomes e partidos, que acabei me esquecendo de mencionar o ex-prefeito Jovino Cândido, que deve concorrer pelo PV.

“Viúvas” reclamam

Não tardaram a surgir comentários no Facebook, queixando-se da omissão. Essas “viúvas”, que só tiveram algum brilho durante a gestão de Jovino, ficarão ainda mais iradas com minha justificativa. Mas, é a verdade: ele tem sido tão inexpressivo, que realmente não me lembrei de que ele existia. Na eleição de 2012, Cândido ficou em quarto lugar, com 31.273 votos. Em 2014, seus votos para deputado federal não foram computados, por pendências com a Justiça Eleitoral.

Moacir e Soltur?

Pedro Notaro lançou a cogitação de que o vereador Eduardo Soltur (PSD) venha a ser vice de Moacir Souza (PT), secretário da Educação. Nesse caso, cabe perguntar qual a hipótese mais provável: Soltur e Kassab estariam puxando o tapete de Fausto Miguel Martello, que aderiu ao PSD para ser candidato a prefeito? Seria essa uma forma elegante de Martello tirar o time? Seria esse um boato espalhado pela turma de Alencar para queimar Moacir?

Quase parando

Não poderia ser mais infeliz a decisão da Prefeitura de São Paulo de reduzir para 40 km/h a velocidade máxima em trecho da Marginal Tietê, entre as pontes da Casa Verde e das Bandeiras. Nem mais infeliz a justificativa de que é para dar mais segurança aos moradores da comunidade do Gato, ali ao lado. Afinal, não há motivo para que eles tenham de atravessar a pista. Tenha juízo, Haddad!

Água faltando

Nota do Saae cobra da Sabesp aumento da quota de fornecimento de água para Guarulhos, pois a cidade estaria sendo prejudicada com a manutenção do mesmo volume do período em que as reservas estavam mais críticas. Inevitáveis os comentários de que o Saae estaria no “cantinho da disciplina”, por dever muito à empresa estadual.

Água sobrando

No primeiro trecho da avenida João Bernardo Medeiros, a poucos metros da Prefeitura, no Bom Clima, essa mina produz água dia e noite. Deve haver um jeito de aproveitá-la, ou pelo menos de canalizá-la e regularizar essa calçada.