Coluna do Carleto – Edição 366

Agilizando

Quando é para criticar, a gente critica. Mas, quando o poder público mostra serviço, é justo registrar também. A Proguaru finalmente fez um trabalho eficiente na avenida Arminda de Lima, na vila Progresso, corrigindo um problema que há muito tempo persistia. O Saae consertou rapidamente após postado no Click Guarulhos um vazamento de esgoto no Jardim Santa Cecília.

Bombando na net

Vídeo transmitido ao vivo pela equipe de Guti no Facebook, mostrando a visita-surpresa que o prefeito, os secretários de Saúde e de Assuntos Jurídicos, além dos vereadores Eduardo Carneiro (PSB) e Eduardo Barreto (PCdoB), fizeram no fim da noite de sexta-feira à UPA do Jardim São João, viralizou. Ao fecharmos esta edição, passava de 760 mil visualizações.

“Fora daqui!”

A queixa apurada é de que a UPA, que quer dizer Unidade de Pronto Atendimento, não estava atendendo ninguém. Sequer triagem estava sendo feita. A ordem teria partido de um médico da Fundação ABC, à qual está terceirizada a gestão da UPA e para a qual no mesmo dia haviam sido liberados R$ 2 milhões. Guti reagiu dizendo não querer mais o profissional ali. “Ele pode morar em Guarulhos. Atuar para a Prefeitura, não!”

Repercurssão

Enquanto a maioria esmagadora dos internautas aplaudiu a iniciativa, profissionais da Saúde sentiram-se injustiçados. O Sindicato dos Médicos divulgou nota condenando a atitude de Guti, a qual classificou de constrangimento.

Outras incertas

Na sequência, Guti e sua trupe visitaram o Pronto Atendimento do Jardim Maria Dirce, onde também verificaram haver séria deficiência no atendimento. A limpeza e a vigilância terceirizadas, a cargo da Fundação ABC, não estavam atuando. Para não parecer que fosse perseguição à entidade, estiveram também no HMU e no Hospital da Criança, cuja gestão é da própria Prefeitura. Nesses, porém, sem “live”.

Sem consenso

Como é hábito desde sempre, os fazedores de cultura da cidade não se entendem. Até estão juntos em um grupo do WhatsApp, em busca de soluções para a área. Mas as divergências são evidentes; alguns defendendo a nova gestão, outros criticando ao alegar que o chamado para o diálogo seria apenas retórica.

Audiovisual

O que parece ser consenso é o manifesto para liberação do prédio da antiga Câmara Municipal, na praça Getúlio Vargas, para implantação do Polo de Audiovisual da cidade. Quem quiser assinar virtualmente pode acessar.

Insegurança

Os acontecimentos no Espírito Santo podem servir de alerta ao povo brasileiro e aos governantes. Quando o Estado falha, o crime organizado toma conta. A linha que separa o estado de baderna que se instaura nesses momentos do de uma guerra civil é tênue. É preciso repensar a política de segurança pública.

Solução distante

A única forma de reduzir a criminalidade é investir na educação e na geração de empregos. Porém, com percentual elevado de famílias desestruturadas e o crescimento vertiginoso do consumo de drogas, muitos jovens preferem o caminho mais fácil ao dos bancos escolares. Reinventar o jeito de lidar com as novas gerações é tarefa dificílima, mas imprescindível. Sobram vagas na escola pública e esse é um péssimo sinal.

Vídeos elogiados

Agradeço aos internautas que estão seguindo, comentando e compartilhando os vídeos do Click Guarulhos no Facebook. A maioria demonstra estar gostando, ainda que muitos discordem de minhas opiniões. Importante é fomentar o debate de ideias. Sugestões pelo whats 98849-7425.