Coluna do Carleto – Edição 367

Nova mania

Após executar serviços em praças e parques da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente tem deixado galhos de árvores e outros resíduos vegetais nos locais, o que tem gerado queixas de munícipes. É preciso melhorar o procedimento.

Hipocrisia

Muitas postagens nas redes sociais criticam nomeações de comissionados na Prefeitura. Interessante observar que muitos dos queixosos ocupavam cargos até recentemente. O Jornal do Ponto, do ex-vereador Alemão, a quem defendi quando a SDU fechou sua sede, estampou em manchete que Guti nomeou 219 pessoas para cargos de gerência. Talvez seja mesmo um exagero. Mas, se o eleito tivesse sido Eli Corrêa Filho, os departamentos da Prefeitura não teriam gerentes?

E as lives?

É bem provável que algumas pessoas que tenham se sentido moralmente invadidas com as transmissões ao vivo de Guti processem a Prefeitura e até ganhem. Com um pouco mais de cautela, talvez ele não tivesse divulgado ao vivo.

Mas, enfim…

Guti pode realmente ter errado, mas quem trabalha nos locais de atendimento da Saúde passou a ter mais cuidado, sem dúvida. Vai que aparece uma câmera…

Engavetando

A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, informa que ocupantes remanescentes do governo Dilma em alguns setores têm engavetado pedidos de informações do Congresso, sem que cheguem às cúpulas dos Ministérios, o que pode levar os titulares a responder por crime de responsabilidade. Já pensou se a moda pega?

Empurra-empurra

A lotérica de dentro da Rodoviária, no Parque Cecap, foi assaltada duas vezes neste ano. Quem trabalha e frequenta ali pede mais segurança. Consultado, o Consórcio que administra o local alega que tem pedido a presença da GCM e da PM. Ué!? Como concessionário, o Consórcio teria de cuidar disso.

Missão difícil

Para não dizer impossível. O prefeito da Capital, João Dória, busca uma forma de utilizar o programa Minha Casa, Minha Vida para reformar cortiços e tentar oferecer condições dignas a moradores de rua. Como não é permitido obrigar alguém a mudar de vida, essa pode ser sua mais árdua tarefa, a começar pelo enfrentamento com a Cracolândia. É visível o quanto cresceu o número de pessoas vivendo nas ruas, em grande parte devido ao uso de drogas, incluindo o álcool. Se ele conseguir êxito, será um ótimo troféu para sua gestão.

Duro embate

Já no governo federal, o grande embate é o texto da Reforma da Previdência, que enfrenta forte resistência das centrais sindicais e de setores do Congresso, mesmo entre parlamentares da base aliada de Temer. O senador gaúcho Paulo Paim (PT) reuniu assinaturas suficientes para propor uma CPI que apure real situação financeira da Previdência. Tomara que não sirva apenas como vitrine para ele.

Irresponsabilidade

O programa Direção Segura, do Detran.SP, fez 213 abordagens de veículos em Guarulhos no domingo de carnaval. Dois condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de ficar 12 meses com a CNH suspensa. Dois recusaram-se a fazer o teste e sofrerão as mesmas penas. Outros seis, além disso, devido ao índice de álcool no sangue, responderão na Justiça por crime de trânsito, podendo vir a ser condenados a prisão, de seis meses a três anos. Merecido!

Busca de direitos

Empresas de comunicação e a agência que atende a Prefeitura buscarão a Justiça para receber por publicações feitas na gestão Almeida, já que a Secretaria de Finanças afirmou à agência que, se não for obrigada, não pagará.