Coluna do Carleto – Edição 389

A vez dos obesos

Um munícipe obeso arguiu o direito de ser atendido com prioridade no Fácil Bom Clima, com base na Lei Federal 10.048. Não conseguiu e formalizou queixa ao prefeito. Postada no Click Guarulhos, obteve imediato atendimento: nesta semana a recepção do local já ostenta aviso com essa possibilidade.

Chutando bem

Às vésperas da troca de secretários municipais, o jornalista Pedro Notaro arriscou citar em sua coluna (no jornal Guarulhos Hoje e reproduzida no portal Click Guarulhos e no Facebook) alguns nomes e respectivas pastas. Acertou três: a transferência do advogado João Pannocchia para comandar a Educação, Cultura, Esporte e Lazer; a do também advogado Airton Trevisan da Agru para a Secretaria de Assuntos Jurídicos e o ex-vereador Paulo Carvalho como secretário de Governo. A quarta previsão ainda não havia se confirmado até o fechamento desta edição: a de que o secretário de Habitação, Waldemar Tenório será substituído, por ter sido indicado pela Rede.

Abaixo o privilégio!

Antes que as portarias fossem publicadas no Diário Oficial, o jornalista Ernesto Zanon, que até então respondia (bem) pela Assessoria de Imprensa do Saae e viria a ser nomeado no dia 29 diretor na Subsecretaria de Comunicação, publicou em primeira mão no portal GuarulhosWeb, do qual é editor, os nomes dos novos titulares das três pastas. Embora compreensível a ânsia de informar, própria do Jornalismo, a atitude gerou estranheza entre os responsáveis por outros veículos de comunicação da cidade, que enviaram mensagem ao subsecretário Rodrigo Buffo, queixando-se do uso da informação privilegiada e solicitando que o fato não venha a se repetir. Combinado por mensagens via WhatsApp, o manifesto contou com minha assinatura e a dos profissionais Pedro Notaro (Radar de Notícias), Luciano Maciel (Guarulhos Hoje), Maurício Siqueira (TV Destaque) e Roberto Samuel (Tribuna Livre).

A febre mata!

A confirmação de que um morador de Guarulhos morreu no dia de Natal, vítima de febre amarela, pôs de sobreaviso a população da cidade, mesmo com o atenuante de que ele deve ter sido contaminado nas imediações de Mairiporã, pois tinha estado dias antes em sua chácara em Nazaré Paulista.

Vacinação urgente!

Diante dessa constatação, a Secretaria de Saúde solicitou ao governo estadual mais doses da vacina, para estender o alcance para toda a cidade. Aos sábados, UBSs têm ficado abertas especificamente para aplicar a vacina. Nesta semana, grandes filas foram verificadas em vários postos. Na terça-feira foram imunizadas 18 mil pessoas. Em fevereiro, espera-se que todas as unidades estejam aplicando a prevenção, ainda que seja com doses fracionadas.

Dois candidatos

O pivô da discórdia entre Guti e Alexandre Zeitune, teria sido o fato de o vice ter tido seu nome cogitado para ser candidato a governador do Estado pela Rede. Como o prefeito tem compromisso de apoiar o vice-governador Márcio França à sucessão de Geraldo Alckmin, a notícia publicada na Folha de S.Paulo azedou a relação com o vice-prefeito. Agora, surge a articulação de apoiadores do ex-prefeito Elói Pietá para que ele seja o candidato do PT ao governo paulista. Reuniões nesse sentido têm sido feitas em São Paulo, embora haja outros nomes ventilados para esse desafio.

Bom para a cidade

Pode ser que nem um nem o outro venha a concorrer ao governo paulista, mas não deixa de ser honroso para Guarulhos ter dois nomes aventados para tal.

Sem sentido

Quem trafega pela rua do Saboó, na região central, é orientado por essa placa a descer a rua Silvio Barbosa, uma das mais complicadas da cidade, mesmo que o motorista pretenda seguir no sentido do bairro. Principalmente depois que a rua Guaraciaba passou a ter trecho de mão única, está na hora de tirar essa seta.