A picape sumiu, mas…

Foto postada no portal Click Guarulhos em 22/12 repercutiu pelo inusitado da cena. Nesta semana, a picape não está mais na rua José Esperança da Conceição, vila Moreira. Talvez tenha sido um entre centenas de veículos recolhidos. Mas o mato continua lá, firme e forte, ocupando o espaço do pedestre.

Febre polêmica – 1

O surto de febre amarela, para o qual pouca gente deu importância no início, vem tomando vulto cada vez maior. Até o fechamento desta edição, eram três as mortes de guarulhenses, que contraíram a doença em cidades próximas, como Mairiporã, Nazaré Paulista e Atibaia.

Febre polêmica – 2

Assim que noticiada a primeira morte, filas imensas passaram a se formar nas UBSs que aplicam a vacina. Informações desencontradas causam pânico na população, que em boa parte não entende por que a vacina não está disponível para todos. A produção, pela Fiocruz, é demorada e insuficiente para a demanda. As 30 UBSs foram escolhidas por estarem mais próximas das áreas de risco. Guarulhos vem pleiteando do governo federal receber mais doses. A cidade não está entre as que passaram a aplicar doses fracionadas.

Febre polêmica – 3

Visando acalmar a população, as autoridades estaduais e municipais vieram a público afirmar que não há razão para pânico e que só deve vacinar-se quem resida em locais próximos das áreas de risco, devendo as demais pessoas aguardar momento mais propício para receber a vacina. O governador Geraldo Alckmin prevê que toda a população paulista seja vacinada até o fim de junho. O secretário da Saúde de Guarulhos, Sérgio Iglesias, e a adjunta, Graciane Figueiredo, deram entrevistas buscando esclarecer dúvidas. Nesta semana, a Prefeitura passou a distribuir senhas para os dias seguintes, pretendendo reduzir as filas.

Febre polêmica – 4

Por mais que as autoridades tentem acalmar o povo, surgem fatos novos que causam apreensão. A morte de um macaco no Zoológico de São Paulo provocou o fechamento daquele parque, bem como dos vizinhos Jardim Botânico e Zoo Safari, pondo em alerta a Zona Sul de São Paulo e a cidade de Diadema, que até então não eram foco de atenção. Na terça-feira, um saguí morreu no Zoo de Guarulhos, que também foi fechado preventivamente. A presença do vírus foi confirmada.

Calma, com atitude

É importante que a população mantenha a calma, pois não adianta desesperar-se. Porém, as autoridades de todas as instâncias de poder precisam tomar todas as providências necessárias para ampliar o mais rapidamente possível a rede de vacinação. Só discursos não resolvem.

Equipe desafinada

Mesmo com as consecutivas trocas de secretários, a equipe de Guti continua parecendo uma orquestra na qual cada um toca uma música.

A voz das ruas

A julgar pelo que se ouve nas ruas e nas redes sociais, parece incrível como a popularidade do prefeito caiu tão rapidamente. Para quem foi eleito com percentual tão expressivo, impressiona como são cada vez menos as pessoas que o defendem.

Lula condenado 

Quando concluíamos esta edição, encerrava-se o julgamento da apelação da defesa do ex-presidente Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. Por 3 votos, foi confirmada a condenação de primeira instância, ampliando a pena para 12 anos e um mês. Cabem recursos.

Mau exemplo

Cabe à Prefeitura intimar donos de imóveis que não zelam pela conservação das calçadas. Porém, e quando o local é de responsabilidade da própria Prefeitura? No caso ao lado, nem dá para dizer ‘ninguém viu porque a cidade é grande’. Essa calçada é na avenida Tiradentes, defronte ao terreno onde fica o gabinete do prefeito.