Coluna do Carleto – Edição 401

LONGA ESPERA
A farmácia de alto custo do governo estadual, na avenida Emílio Ribas, continua gerando queixas. São longas filas diariamente, muita demora no atendimento; as pessoas até enfermas ficam horas aguardando chegar a vez, sem nenhum conforto ou proteção contra mau tempo.

RESPOSTA
A Secretaria de Estado da Saúde afirma que a Farmácia atende de 500 a 600 pessoas diariamente. Há atendimento preferencial para idosos, com priorização de pessoas com 80 anos ou mais. Análise da documentação é um fator que demanda tempo.

PROGUARU SEM LAGO
Alegando razões pessoais, para ir em busca de novos projetos, Leonardo Lago deixou a presidência da Proguaru na segunda-feira. Em seu lugar, assume Francisco Carone, até então superintendente do Saae.

ADVOGADO NO SAAE
A superintendência da autarquia foi entregue ao advogado guarulhense Ibrahim Faouzi El Kadi, pós-graduado em direito público e ciências criminais. Ele já atuou no Saae no ano 2000 e é ligado a Mário Rifai, que foi superintendente do Saae durante a gestão de Jovino Cândido, época em que avolumou-se a dívida com a Sabesp. Rifai é marido da ex-vereadora Adriana Afonso.

TIME AFIADO
Postei sábado no Click Guarulhos notas sobre a política local, algumas das quais a respeito do deputado federal Eli Corrêa Filho, que aqui reproduzo. A reação de internautas ligados a ele e simpatizantes foi imediata, incluindo comentários ofensivos. Nada de pessoal tenho contra ele, respeito sua família e entendo que as críticas que fiz, se utilizadas com inteligência, podem ser valiosas a sua carreira.

RECEPTIVO, PORÉM…
Há mais de dois anos, sugeri ao deputado federal Eli Corrêa Filho apresentar Projeto de Lei que alterasse as regras das loterias administradas pela Caixa. Quando o prêmio acumulasse pela terceira vez, na extração seguinte, se acumulasse novamente, o valor seria juntado ao do número de acertos imediatamente anterior e repartido entre todos os apostadores. Na Mega-Sena, por exemplo, seriam contemplados os que tivessem acertado cinco dezenas. A vantagem para o País é que haveria milhares de ganhadores, os quais tenderiam a fazer compras, ajudando a acelerar a economia. Ele mostrou-se simpático à ideia, que poderia lhe dar projeção na grande mídia.

…FRAQUINHO
Semanas depois, um assessor pediu mais informações sobre a ideia. E nunca mais ninguém tocou no assunto. Em 2017, sugeri que ele estivesse mais presente em Guarulhos e divulgasse mais suas atividades parlamentares, se tiver interesse em disputar o Bom Clima novamente. Nem tchuns! Ou seja, continuará sendo chamado de forasteiro. Com razão, aliás. Deve reeleger-se como federal, graças às muitas dobradas que fará em várias cidades. Mas, não deve ter votação expressiva em Guarulhos, mesmo diante da baixa popularidade da gestão do prefeito Guti, indiretamente seu maior cabo eleitoral.

…E OMISSO
No início deste ano, apresentei-o a um amigo de outra cidade da região metropolitana que se propôs a apoiá-lo em dobrada com candidatos locais a estadual. Na visita, foi muito simpático e bem recebido, mas não fez mais contato.

QUE ENROSCO!
Embora o governador Márcio França fosse aliado de primeira hora de Geraldo Alckmin, a situação se complicou porque tucanos cobram do ex-governador apoio ao candidato do partido ao Palácio dos Bandeirantes, João Dória.

SE NÃO BASTASSE…
O partido de França é o PSB, que tende a fechar apoio a Ciro Gomes (PDT), menos em SP, dada a resistência do governador, que teria preferência por Alckmin. Com o estremecimento entre o atual e o antecessor, complica-se a situação de França. Apoiar Ciro não está descartado.

SERIA ENGRAÇADO
Se Márcio França acabar optando pelo apoio a Ciro Gomes, será cômico ver o prefeito Guti (PSB) e o ex, Sebastião Almeida (agora no PDT), no mesmo palanque.

OLHA TEU RABO!
O deputado Jorge Xerife Wilson distribui boletim impresso no qual diz que fiscalizou o Hospital Pimentas-Bonsucesso. Que tal fiscalizar o HMU, o HMCA e a Policlínica Paraventi, administrados pela Gerir, contratada por sua influência pela gestão Guti?