A Prefeitura de Guarulhos ainda não concluiu a distribuição dos uniformes dos alunos da Rede Municipal de Educação. Segundo a Secretaria de Educação informou ao Click Guarulhos, a entrega dos kits deve ser concluída em 15 dias, conforme prazo estabelecido pela empresa contratada.

A Secretaria esclareceu que esse último atraso aconteceu devido à reprovação do lote de uniformes escolares que seria entregue em parte das escolas da rede. A reprovação se deu pelo fato do material apresentar irregularidades, deixando de atender aos padrões de qualidade estabelecidos no edital.

Cada kit inclui calça, camisetas de manga curta, blusa, bermuda, meias antiderrapantes, tênis, mochila, além de uma camiseta a mais de manga comprida e uma jaqueta acolchoada, impermeável e com capuz.

O processo para a compra dos materiais teve início em julho de 2017. Ainda segundo a Prefeitura de Guarulhos, mais de 100 questionamentos da parte dos possíveis fornecedores foram apresentados, além do processo sofrer cinco impugnações de empresas que questionaram etapas do certame. Apesar de ter todas as questões sanadas, houve um atraso no processo, que deveria estar concluído no início do ano. O contrato com o consórcio vencedor foi assinado apenas em abril. Os materiais começaram a chegar a Guarulhos no final de maio. Faltando meses para encerrar o ano de 2018, a distribuição não foi concluída.

Diante do atraso que ocorre há vários anos, o Click Guarulhos encaminhou questionamento à Secretaria de Educação para saber se processo para a compra dos uniformes de 2019 já foi iniciado. A resposta da administração pública foi de que “as formalidades para a próxima licitação tiveram início no mês de agosto”.