Combustível era desviado de dutos da Petrobrás em Itaquá

furto

Notícia da descoberta de um esquema de furto de combustível de dutos da Petrobras em Itaquaquecetuba, proximidades do bairro guarulhense de Bonsucesso, foi divulgada pela rádio Band News FM.

O crime foi descoberto por acaso, no final da noite de quarta-feira. Moradores próximos de uma borracharia na Estrada Bonsucesso-Itaquaquecetuba, no bairro Rio Abaixo, sentiram um forte cheiro de gasolina e ligaram para a Polícia Militar. Ao chegarem no local, os policiais não encontraram ninguém e decidiram entrar em um imóvel, onde descobriram que foram instalados sete tanques no terreno, com capacidade para 3 mil litros cada. Os tanques estavam ligados a uma tubulação, a três metros de profundidade. O encanamento, por sua vez, com 5 metros de comprimento, estava conectado a um oleoduto da Petrobras, do qual desviava combustível.

A rádio informou que, além dos tanques, que estavam cheios, totalizando 21 mil litros de combustível, estava estacionado na borracharia um caminhão-tanque.

Ainda segundo site da emissora, devido ao vazamento, os policiais isolaram a área e acionaram a Defesa Civil, Cetesb, Petrobras e os bombeiros. Técnicos da Eletropaulo também foram chamados para desligar a energia elétrica da região, devido ao risco de incêndio e explosões.

A Petrobras providenciou cinco caminhões tanques para o transbordo do combustível que havia nos tanques. Não se sabe há quanto tempo o furto estava ocorrendo, nem quem seriam os responsáveis pelo local e possíveis receptadores do combustível desviado.

Contaminação

A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) disse que a situação está sob controle no local onde houve vazamento de combustível da Petrobras em Itaquaquecetuba. O produto que era desviado por criminosos atingiu um córrego, mas não há comunidade no entorno mais próximo. Equipes da Transpetro permanecem no local com caminhões vácuo e retroescavadeira.