Como preparar maquiagem vegana em casa

Muitas pessoas mundo afora têm se tornado adeptas do veganismo e isso significa eliminar a utilização de produtos de origem animal do dia a dia, incluindo até mesmo produtos cosméticos que apenas utilizam ingredientes derivados de animais, como mel, leite, cera de abelha e colágeno, entre outros.

Antropologicamente, o conceito de maquiagem à base de vegetais ou frutas já é utilizado há milhares de anos, tanto por tribos indígenas como em povos egípcios. Cleópatra mesmo é um exemplo, já que a história conta que o delineado dos olhos dela era uma mistura com pó de chumbo e fuligem.

Se Cleópatra pode, qualquer um pode, não é mesmo? Escutamos a dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Larissa Viana, que ensina como preparar maquiagem vegana em casa.

Ingredientes básicos para preparar as maquiagens

  • Argila branca ou araruta em pó (base);
  • Cacau em pó sem açúcar;
  • Carvão ativado;
  • Canela, amora, beterraba;
  • Hibisco desidratado em pó, pó de raiz de alkanet e pó de beterraba;
  • Mica em pó;
  • Óxidos de ferro (vermelho, preto, amarelo e marrom para pigmentação);
  • Loção hidratante de rosto, branca orgânica e vegan (para base líquida apenas);
  • Gel de aloe vera (para delineador);
  • Manteiga de karité (para delineador).

Batom

Para colorir os lábios, corte um pequeno pedaço de beterraba e passe nos lábios; se precisar, use um cotonete. Quanto mais passar, mais forte ficará a cor. Se quiser um tom mais alaranjado, adicione um pouco de raiz de açafrão e, para um tom mais arroxeado, um pouco de extrato ou suco de amora. Para fazer o batom vermelho, a orientação é usar o pó de urucum, encontrado mais comumente no Norte do Brasil.

Como fazer: em uma panela em banho Maria, misture o óleo de amêndoas e as sementes de urucum. Espere esfriar e coe. Depois misture esse óleo pronto com a manteiga de cacau, também em banho Maria. Leve à geladeira para esfriar. Para tons mais fortes, acrescente a beterraba. Para dar um efeito mais gloss, deve-se incluir na mistura um pouco de óleo de coco.

Bronzer

Misture um pó-base com cacau em pó, canela, óxidos de ferro e mica para obter a cor que deseja. Se quiser mais uma cor de contorno sem o shimmer, deixe a mica de fora.

Delineador

É muito simples: utilize carvão vegetal e óleo de coco.

Como fazer: Sove o carvão até virar um pó bem fino, coloque num pote e, aos poucos, vá adicionando o óleo de coco, até formar uma pasta.

Base líquida

Faça a base em pó e misture com um creme branco / hidratante. Você pode precisar fazer o seu pó de base um pouco mais escuro, dependendo do tom e do creme que usa. Também pode adicionar uma pequena quantidade de óxido de zinco para uma plena proteção solar.

Rímel

Misture extrato de amora com espirulina (você encontra esse ingrediente em lojas de produtos naturais). Passe com um cotonete ou com pincel de rímel, após isso e, para um melhor resultado, utilize o curvex para cílios.

Blush e Sombra

Marrom: Misture amido de milho (maisena) com cacau em pó (sem açúcar). Utilize um pincel apropriado para passar na maçã do rosto. Esse tom é ideal para peles mais escuras.

Rosa: Corte um pequeno pedaço de beterraba e passe com os dedos na maçã do rosto. Você pode retirar o excesso com um pouco de papel higiênico e deixar o tom mais claro.

Arroxeado: Passe um pouco de extrato de amora na maçã do rosto. Esse tom fica bem mais forte que o da beterraba.

Bronze: Misture óleo de coco com cacau em pó. Esse tom permite um efeito mais bronzeado na pele.

Corretivo

Utilize óleo de rosa mosqueta puro, amido de milho (maisena) e cacau em pó orgânico.
Como fazer: aplicar uma gota de óleo na área a ser corrigida – em volta dos olhos, do nariz, ou onde mais precisar – e aplicar com um pincel a mistura em pó previamente feita, no tom um pouco mais claro que o da sua pele.

Glitter de Sal

Basta tingir com corante alimentício uma quantidade de sal na cor desejada, e depois colocar no forno ou deixar ao Sol para secar.

Para obter um resultado mais eficiente, retire a maquiagem, utilizando sabonete. Ele auxilia no rejuvenescimento da pele e proporciona suavidade e maciez à pele.