Fazer uma preparação antes do ensaio

  • Selecionar o repertório de acordo com as capacidades de cada integrante
  • Tirar as músicas com atenção.
  • Checar as tonalidades das músicas com os músicos via e-mail, telefone
  • Pessoal da harmonia, se possível reunir-se em casa mesmo, antes do ensaio para acerto de palhetadas, afinações, convenções, estrutura e repetição de partes, etc.

Local do ensaio

Prefira sempre ensaios em estúdios, pois você pode usufruir de equipamentos e estrutura de qualidade a valores acessíveis. Se mesmo assim o fator financeiro estiver limitado fazer alguns ensaios em casa em um fim de semana pode ser uma boa. Durante esses ensaios trabalhe aspectos menores e depois, em estúdio, passe todo o repertório de uma vez só.

Ás vezes os integrantes da banda só podem realmente ensaiar em horários mais noturnos, dessa maneira o estúdio é a única alternativa, mas não precisa ser toda semana, pode ser quinzenalmente ou mensalmente, tudo depende do ritmo da banda.

Programando sua pedaleira

Acontece muito de o pessoal ficar horas em casa acertando os volumes e timbre da pedaleira e quando chega no estúdio não tem nada a ver com ele tinha feito.

Isso ocorre porque o ouvido humano percebe as coisas diferentes a cada volume.

A relação é o seguinte: Mais volume – Mais agudo e grave; Menos volume – Menos agudo e grave

Ou seja, quando você chega ao ensaio aquele suposto grave e/ou agudo que você colocou em casa começa a incomodar, porque o volume no estúdio é muito mais alto devido ao tamanho e potência das caixas.

A solução: Trabalhe num som próximo do que você quer chegar, faça um básico em casa. E tenha em mente que quando chegar ao estúdio vai soar diferente e um ajuste rápido deverá ser feito, isso pra quem tem pedais individuais. As pedaleiras digitais de hoje tem o recurso de salvar suas configurações, sugiro uma configuração para o seu amp, uma configuração mediana e uma configuração para amplificadores maiores.

Regule seu instrumento com a banda

Acertar o timbre da sua guitarra em separado é uma coisa, mas quando entra a banda, muda muito. Acerte o volume da sua guitarra em relação aos outros instrumentos e não deixe de lado o timbre.  Para isso é bom começar o ensaio com uma música que seja mais simples ou que esteja mais no dedo, isso facilita a passagem inicial e já vai aquecendo. Deixe as músicas mais complicadas por último.

Volumes no ensaio

Por mais baixo que o baterista toque, sempre soa alto, por isso tomar muito cuidado para não dar inicio a uma competição de volumes entre os músicos. Senão tudo fica extremamente alto que ninguém escuta mais nada e o ensaio não rende.

Proteção auditiva

Mesmo perdendo agudos e graves o protetor auricular evita danos irreversíveis a sua audição. Se você busca uma resposta de frequência mais flat, existem protetores que trabalham dessa forma, custam mais caro, mas se você quer melhorar de fato sua referência no ensaio, vale a pena. Mas lembre-se o melhor protetor é aquele que você usa constantemente.

Click no ensaio

Você não precisa usá-lo sempre. Muitos dizem que mata o sentimento da música, o que não é mentira, por isso só recomendo quando a banda utiliza bases pré-gravadas em shows. Se você nunca tocou com metrônomo, nada de “experimentar” no ensaio!!! O estudo com click começa em casa!!

Repetição

Trechos problemáticos devem ser repetidos várias vezes com todos da banda. Comece em um andamento mais lento e aumente gradativamente. Não tenha vergonha em pedir para dar mais uma passada, o importante é ficar redondo.

Cuidado com visitas no ensaio

O ensaio é um momento muito intimo da banda, pois estão acertando erros de tempos, convenções, harmonias e outros detalhes. Para isso a comunicação tem que ser o mais livre possível, por exemplo, o baixista virar para o baterista e dizer que ele está acelerando em algumas partes ou que alguém está errando em um determinado trecho ou que o volume da guitarra está muito alto… Essas coisas têm que fluir o mais natural possível. Quem está de fora não tem a plena visão do que está se passando de fato, isso pode proporcionar um clima tenso para todos. Por isso, visitas nos ensaios somente com datas marcadas e quando o repertório já está mais no dedo.

Compromisso, seriedade, paciência e respeito

Se o ensaio está marcado às 16h, chegue 10 minutos antes ou no horário certo.

Seja paciente, as coisas vão fluindo de acordo com o esforço de cada um.

Se você não levar a sério o seu trabalho, ninguém mais levará.

E respeito… Bom, nem preciso dizer, seus companheiros de banda são praticamente sua segunda família, você precisa deles.

 

 

Escrito por Paulo Pollon (Músico, empreendedor, Produtor e fundador do PSP ESTÚDIO)