Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao comando do estado de São Paulo no segundo turno. Com 99,99% das urnas apuradas, Doria está com 32,20% e França, com 21,83% dos votos válidos.

Paulo Skaf (MDB) ficou em terceiro, com 21,38%. Em quarto, ficou Luiz Marinho (PT), com 12,83%.

Quem São?

João Doria é ex-prefeito de São Paulo, eleito em 2016. Tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Márcio França, atual governador do estado de São Paulo, é advogado e professor, foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e vice-governador. Nasceu em Santos a 23 de junho de 1963. Começou sua carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos. É filiado no PSB há 30 anos, seu único partido.

França foi eleito vereador por dois mandatos em São Vicente (1989-1996). Em 1997 foi eleito prefeito e, depois, eleito e reeleito deputado federal (2007 a 2014). Também foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin e vice-governador. Assumiu o estado com a saída de Alckmin para disputar a eleição presidencial.

O que representará Guarulhos em seu governo?

João Dória (PSDB)

A cidade de Guarulhos é a 4ª maior economia do Estado e a 12ª no ranking nacional (IBGE e Prefeitura), com um setor industrial fortíssimo.  Ela tem uma importância peculiar na economia do nosso Estado, orgulho para nós paulistas. É a porta de entrada por meio Aeroporto Internacional de Cumbica. Trata-se de uma cidade importantíssima do estado de São Paulo, que receberá muita atenção do governo tanto para o âmbito social, quanto de infraestrutura, segurança e melhorias na saúde com foco, sobretudo no Hospital Geral de Guarulhos, que será modernizado.

Márcio França (PSB)

A cidade de Guarulhos representa, para além de um enorme desafio, um rol de grandes possibilidades e de progresso para todo estado. Trata-se da segunda cidade mais populosa de São Paulo e um dos principais PIBs do país. Por isso, já demos início a um trabalho de parceria importante com o município, um acordo que intermediei entre a Sabesp e o prefeito Guti que vai acabar com o rodízio de água nos próximos meses. É um momento histórico para a cidade. A Sabesp passa a assumir o fornecimento de água e o esgoto da cidade, num investimento total de 7 bilhões de reais.

Vamos acabar com o transtorno da população e liberar o caixa da cidade para investir em áreas essenciais para população, com foco na segurança, na saúde e na educação. Fui prefeito de São Vicente, cargo para o qual fui reeleito com 93% dos votos, e sei como essa parceria entre estado e municípios é importante para a viabilização dos projetos. Palavra, pra mim, tem valor. E já me comprometi a ser o melhor parceiro que os prefeitos já tiveram.

Como avalia a possibilidade de abertura de acessos de Guarulhos ao Rodoanel?

João Dória (PSDB)

Meu compromisso é retomar e concluir as obras do Rodoanel, o que irá beneficiar também a região de Guarulhos.

Márcio França (PSB)

Estamos estudando alternativas e todo esforço será feito. Só não podemos interromper o que já está em curso, mas já me comprometi com o prefeito que faremos o que puder para ajudar o município com essa questão.

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Sobre o trem em Guarulhos, pretende ampliar a sua extensão? Como?

João Dória (PSDB)

Em relação ao trem que chega ao aeroporto, um grande avanço para os passageiros e agora têm um acesso rápido desde a capital paulista, vamos estudar a possibilidade de estendê-lo.

Márcio França (PSB)

Eu vou levar o trem da CPTM que vai até o Aeroporto de Guarulhos até os bairros Bonsucesso e Pimentas. Não faz o menor sentido o trem chegar até o aeroporto e não ir até esses locais.

Planeja aumentar a oferta de cursos na Fatec?

João Dória (PSDB)

Guarulhos conta com uma Fatec e planejamos aumentar a oferta de cursos nas unidades em todo o Estado. No caso específico de Guarulhos, será implantada a primeira ETEC, no mesmo terreno da Fatec, inicialmente com dois cursos e início das obras previsto já no primeiro semestre de 2019.

Márcio França (PSB)

Nossa prioridade é investir em educação pública e de qualidade. Fizemos a Univesp, a partir do ensino a distância, saltar de 3 mil para 55 mil alunos nos últimos meses. Queremos chegar a 200 mil vagas. É uma oportunidade de ter acesso a cursos da USP, Unicamp e Unesp de forma totalmente gratuita. É preciso que o jovem seja estimulado a continuar os estudos. Ouvimos de muitos alunos das Fatecs e Etecs que eles, muitas vezes, não têm condições financeiras para chegar até a escola, por isso encaminhamos para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria uma bolsa permanência, que varia de 300 a 400 reais para aqueles que precisam.

Existem propostas para a Saúde, Segurança, Educação e Mobilidade voltadas a Guarulhos?

João Dória (PSDB)

Um dos primeiros compromissos será de estender a linha 2 Verde do Metrô até Guarulhos, através de parcerias púbico-privadas (PPPs). A cidade também contará com investimentos na área da saúde, com programas como o Corujão da Saúde, o Corujão da Cirurgia, além do Remédio Rápido para não faltar medicamentos nas unidades da cidade. Outro compromisso é tirar do papel a construção do AME de Guarulhos. Na área da segurança, a população de Guarulhos sentirá a diferença com mais efetivo da PM nas ruas e com a chegada de novas bases comunitárias. No meu governo, a tolerância será zero com a violência, teremos viaturas blindadas e equipamentos modernos. Teremos como missão valorizar o salário dos policiais civis e militares.

A população de Guarulhos terá o Cheque Moradia, um incentivo direto por meio de carta de crédito para quem sonha com a casa própria. Queremos contemplar, já no primeiro ano de nosso governo, cinco mil famílias que terão até R$ 60 mil para comprar a sua casa própria. Uma casa da CDHU demora, em media, 30 meses para ficar pronta. O Cheque Moradia é transferência de recurso imediata, mais rápido.

Márcio França (PSB)

Atuaremos forte em todas essas áreas. Guarulhos ganhará o maior AME (Ambulatório Médico de Especialidades) com centro cirúrgico do estado. Assim como os demais, seu atendimento será estendido para os finais de semana. Essa ação vai zerar, em seis meses, as filas de consultas e exames em todo estado. Na área da educação, faremos uma revolução no ensino médio, em que os alunos poderão concluir a escola com dois diplomas: o regular e o técnico.

Entregaremos uma escola mais moderna, mais condizente com a realidade dos alunos, que são digitais, mas convivem com salas de aula analógicas. Além disso, todos os estudantes terão a garantia de faculdade de graça e sem vestibular por meio do Univesp.

Na área da segurança é foco em tecnologia e na valorização dos policiais. Os índices de criminalidade caem mês a mês, mas temos de combater a sensação de insegurança, tão presente na vida dos paulistas. Quero parar de enxugar gelo e atuar para evitar que o jovem ingresse na criminalidade. Para isso, expandiremos para todo o estado o programa de Alistamento Civil Voluntário, que dará a meninas e meninos uma oportunidade de trabalho, com uma bolsa de 500 reais mensais, mediante à sua permanência na escola.

Mais alguma consideração?

João Dória (PSDB)

Vamos contar com o apoio de Guarulhos no projeto para despoluir os rios Tietê e Pinheiros através de uma Parceria Público-Privada (PPP). É um plano com duração de oito anos que concede a exploração dos rios ao setor privado em contrapartida da limpeza do Tietê e do Pinheiros e seus afluentes.

Márcio França (PSB)

Quero dizer para os moradores de Guarulhos que ao longo dessa minha caminhada pelo estado tenho demonstrado um jeito diferente de governar, próximo das pessoas e assumindo compromissos com responsabilidade e planejamento. São mais de 30 anos de vida pública. Fui vereador, prefeito, deputado, secretário estadual e vice-governador de São Paulo. Estou preparado para fazer o estado avançar. Não vou deixar ninguém pelo caminho.

Plano de Governo dos candidatos ao governo do Estado:

João Dória (PSDB)

Márcio França (PSB)

Por Jônatas Ferreira, com informações da Agência Brasil