Confira 5 dicas para organizar a rotina de estudos sem deixar de curtir as férias

Após os primeiros meses de aula, os resultados obtidos no semestre podem não ter sido os mais animadores. Tudo bem, pois o mês de julho, além de ser um período de descanso, de férias, também pode ser uma ótima oportunidade de recuperar o tempo perdido.

Carlos Mecchi, professor de português do Shapp, aplicativo que faz a conexão entre alunos e mais de 800 professores particulares, dá cinco dicas para deixar os estudos em dia, sem deixar de curtir as merecidas férias. 

1° Qual é o seu estilo de aprendizagem?

Cada pessoa tem uma forma de aprendizagem que lhe traz mais resultados. Qual é a sua? Busque respostas a perguntas do tipo: prefiro estudar sozinho ou juntar-me a alguém que ficou em recuperação como eu? Ler em voz alta é uma boa? A Internet pode ter informações que me interessam? Quando escrevo gravo melhor o que estudei? Estudar e ouvir música ao mesmo tempo é prejudicial para mim? De acordo com as respostas, você pode ter de adaptar seus hábitos para um melhor rendimento.

2° Reveja o conteúdo das aulas

Transformar a revisão do que foi visto nos últimos dias ou durante a semana em um hábito é uma forma que garante a fixação da matéria, além de evitar que, no futuro, você tenha que passar longas horas e noites estudando sem o mesmo resultado.

3° Recorra a quem sabe mais

Esclareça dúvidas e estude em grupo com pessoas que tenham maior facilidade que você em determinadas matérias. A troca de ideias entre pessoas do mesmo nível é uma ótima forma de aprender.

4° Tenha prazer em estudar

Pense no valor de tudo o que você aprende e como isso a torna uma pessoa melhor. Aprender é crescer, transformar-se, portanto, sinta prazer nesse processo. Não veja o estudo como uma obrigação; transforme o aprendizado em um interessante desafio pelo auto-desenvolvimento.

5° Programe-se, estude e divirta-se

Planejar local, horário, método de estudo e pausas são aspectos fundamentais nessa situação de estudo, principalmente se você está indo mal em mais de uma matéria. Estudar seis, sete horas sem pausa, só vai provocar cansaço e reduzir sua capacidade de concentração. Entendeu ou aprendeu algo novo? Comemore. Se você está programando estudar por semanas, não deixe de sair, papear com os amigos.