Conheça 10 vitaminas que ajudam a manter unhas e cabelos mais saudáveis

Elas são encontradas em alguns alimentos que, se inseridas no dia a dia, auxiliam nesse fortalecimento - Foto: Divulgação

Quem não sonha ter cabelos fortes e brilhantes, iguais àqueles que vemos nas propagandas de TV? E também unhas resistentes, que não quebram por nada? Você sabia que algumas vitaminas encontradas nos alimentos podem ajudar nessa tarefa? Segundo a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak, um adulto perde em média 100 fios de cabelo por dia; porém, quando essa quantidade aumenta, é bom ficar atento. Já as unhas, se não andam resistindo muito, também podem estar com problemas.

Existem vários fatores que podem influenciar nesses casos. Um dos principais é a alimentação, com ingestão insuficiente de vitaminas, minerais e proteínas. “Vitaminas A, C, E, do complexo B, zinco, ferro, potássio, biotina, betacaroteno e aminoácidos são importantes para a saúde dos fios e unhas, por isso é fundamental que a pessoa tenha esses alimentos na sua rotina”, explica a especialista.

A boa notícia é que você não precisa se desesperar. Ingerir alguns alimentos ricos em vitaminas podem dar aquela forcinha. Para ajudar nesta tarefa a nutricionista Aline Quissak preparou uma lista especial com alguns deles:

Vitamina complexo B – feijões, lentilhas, ervilhas, brócolis, peixes, leites, aves;

Vitamina C – acerola, goiaba vermelha, laranja, limão, abacaxi, espinafre, rúcula;

Vitamina E – castanhas, amendoim, alho, brócolis, tomate, manga, kiwi, salmão, semente de girassol;

Vitamina A – leite e derivados, espinafres, couve, acelga, agrião, cenoura, manga, mamão, abóbora;

Zinco – castanhas, cereais integrais, grão de bico, aves, espinafre, semente de abóbora e de linhaça;

Ferro – carne vermelha, ovo, feijão, lentilha, hortaliças verdes escuras;

Potássio – abacate, pera, banana, leite e derivados, abóbora, batata doce, aveia;

Biotina – castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, ovo, carnes vermelhas;

Betacaroteno – cenoura, batata doce, abóbora, caqui, manga, mamão, melão, melancia, damasco, tangerina;

Aminoácidos – ovo, aves, carne de vaca, atum, salmão, sardinha, quinoa, chia, couve, alface, acelga e milho.

A nutricionista lembra ainda que é sempre importante procurar um especialista para ajustes individuais. “Quando introduzimos esses alimentos em nossa rotina, eles nos ajudam a fortalecer unhas e cabelos, mas é importante procurar um médico e um nutricionista para analisar cada caso”, completa Aline.


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