Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é retomada nas escolas

A Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, retomou o Projeto de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa e promoveu atividades na Escola Estadual Professor José Scaramelli – Diretoria de Ensino Região Guarulhos Sul, nesta terça-feira (26), para cerca de 60 alunos.

A atividade propõe diálogo e debate sobre a pessoa idosa e está prevista no artigo 22 do Estatuto do Idoso, que diz: “Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento, ao respeito e à valorização do idoso, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre a matéria”.

O evento contou com a participação da supervisora escolar Eliana Pivetti Jaloreto, da pedagoga Maria Aparecida da Silva, e do Dr. Bahij Amin Aur, ex-presidente do Conselho Nacional do Idoso e representante da Comissão OAB/SP, que dialogou com os alunos, professores e educadores sobre o respeito e envelhecimento ativo.

O secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, afirmou que o respeito com a pessoa idosa deveria ser uma prática natural do ser humano, desde a fase infantil. “A criança de hoje será o idoso de amanhã. Além disso, respeitar o próximo é dever de todos. Temos que refletir sobre isso todos os dias”, ressaltou.