Conservatório de Guarulhos tem grande programação musical na próxima semana

Entre os próximos dias 24 e 29, a Prefeitura de Guarulhos oferece intensa programação de espetáculos dos grupos permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG). Boca no Trombone, trompete.com.br, Caminhos e Técnicas da Percussão, Cordas, pra que te quero!, Guarucellos, Corda Bamba, Banda Kakarecos e Classe de Trompas apresentam rico recorte de suas atividades musicais no Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes –Cemear, espetáculos sensíveis que prometem agradar o público. As apresentações são gratuitas e têm classificação livre.

No dia 24, segunda-feira, às 20h, acontecem as apresentações dos grupos trompete.com.br e Boca no Trombone. Coordenado pelo professor Roberto Gastaldi, o grupo trompete.com.br trabalha linguagens de diferentes estilos musicais aplicadas ao trompete, como samba, bolero, xote, música barroca, entre outros, priorizando a execução técnica e aperfeiçoamento das articulações, sonoridade, dinâmica e andamentos. O Boca no Trombone tem coordenação do professor Silvio Giannetti e é voltado à execução de músicas para trombones e tuba, como quartetos, quintetos e sextetos, explorando a sonoridade dos metais graves, do popular ao erudito.

Bateria, pandeiro, timbales, conga, agogô, cajon, tamborim, surdo, caxixi, recoreco, atabaque e berimbau fazem parte do universo de instrumentos dos grupos Caminhos e Técnicas da Percussão, que se apresentam no dia 25, terça-feira, às 20h. Coordenados pelo professor Ricardo Barreto, os grupos têm como foco o desenvolvimento de habilidades básicas de instrumentos percussivos, valorizando a leitura rítmica, coordenação motora, bem como o desenvolvimento técnico e musical.

Os alunos do projeto Cordas, pra que te quero!, coordenado pelo professor Victor Castellano, apresentam no dia 26 de junho, quarta-feira, às 20h, repertório diversificado, que vai do clássico ao popular, com arranjos especialmente elaborados para o grupo. O evento conta com a participação especial do quarteto Sonare e do Quarteto Infantil de Violões do Conservatório Municipal.

Nessa temporada, os grupos Guarucellos, Corda Bamba e Iniciação ao Violoncelo também se apresentam no dia 28, sexta-feira, às 20h. Sob coordenação do professor Fábio Pellegatti, os grupos mostram repertório que ressalta aspectos de interpretação e técnica relacionados ao instrumento, sempre tendo como objetivo principal a prática de música em conjunto. A apresentação conta ainda com a participação do professor Pedro Esteves, que além de composições autorais, apresenta músicas de Ozzy Osbourne, AC/DC, Queen, Sting e Beatles.

Sob coordenação do professor Ary da Silveira Junior, as apresentações da Banda Kakareco’s, às 14h, e Classe de Trompas, às 17h no sábado, dia 29, fecham a semana com chave de ouro. A Banda Kakareco’s oferece ao público alguns dos principais resultados da prática de banda. Ogrupo é composto por instrumentos de sopro, como flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trompas, trombones, tuba e diversos instrumentos de percussão, e tem em seu repertório músicas de diversos estilos, épocas e gêneros. Já a Classe de Trompas visa iniciar e desenvolver habilidades técnicas, expressivas, criativas e de repertório específico do instrumento. Duranteo recital, os alunos participantes mostram à comunidade o resultado final do trabalho realizado ao longo do semestre.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural

Serviço:

Apresentação dos Grupos Permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos

trompete com.br e Boca no Trombone

Data: segunda-feira, 24 de junho

Horário: 20h

Caminhos e técnicas da Percussão

Data: terça-feira, 25 de junho

Horário: 20h

Cordas, pra que te quero!

Data: quarta-feira, 26 de junho

Horário: 20h

Guarucellos e Corda Bamba

Data: sexta-feira, 28 de junho

Horário: 20h

Banda Kakareco’s

Data: sábado, 29 de junho

Horário: 14h

Classe de Trompas

Data: sábado, 29 de junho

Horário: 17h

Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear

Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo

Entrada gratuita

Classificação livre