Corrida do Outubro Rosa teve 900 participantes

Assunto:Corrida e Caminhada Câncer de Mama Local:Bosque Maia Data:21.10.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG

Cerca de 900 pessoas tomaram essa atitude e participaram, no domingo, 21, da Corrida e Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama, realizada pela K10 Marketing Esportivo, com o apoio da Prefeitura de Guarulhos, no Bosque Maia.

Para Amália Caprosqui, de 68 anos, “Acordar num domingo de manhã e participar de um evento como esse é saúde. Melhora a autoestima e levanta o astral que está meio baixo”, afirmou. Ela, assim como Aila de Oliveira, de 49 anos, sempre participa de atividades desse tipo. “Eu estou sempre dentro de eventos assim. Pra mim é qualidade de vida, é vencer nossos próprios obstáculos. A gente vê tantas pessoas que estão bem e outras que estão com esse problema de câncer e estão ali correndo, vencendo! Isso é muito importante pra gente”, ressaltou.

Já o aposentado Antônio Vieira Sobrinho, de 59 anos, disse que poder participar de uma corrida já é uma grande vitória. Devido a lesões no quadril, joelho e ombros, ficou incapacitado de correr por um bom tempo. Foram meses de fisioterapia no Cemeg Cumbica para que pudesse recuperar a boa forma. “Estar aqui é muito gratificante. Depois de tudo o que passei, fico emocionado em participar de uma prova como essa, que mostra, acima de tudo, superação”, comemorou.

Antônio concluiu a prova de 5 km em pouco mais de 26 minutos, em 43ª colocação. Ele é um dos alunos que assiduamente frequenta as atividades físicas promovidas por educadores físicos dos serviços de saúde e, por isso, foi um dos 60 alunos beneficiados com a isenção da taxa de inscrição da corrida, contrapartida da K10 à Secretaria de Saúde devido ao apoio. “Onze dos nossos educadores físicos contribuíram com a organização do evento no dia”, informou Keila Costa, coordenadora do Programa Movimenta Saúde.

Como se não bastasse exemplos como o do Antônio, Amália ou Aila, o João Pedro Alcantelado, de 13 anos, diagnosticado com paralisia cerebral, também estava lá em mais uma corrida com o apoio do amigo Renato Xavier Pereira, mostrando que vale a pena lutar pela vida e pelo bem-estar, e que a cadeira de rodas não é empecilho para a realização de seus sonhos. “Participar dessas provas traz muitas coisas boas para a minha vida. Eu amo isso. Já perdi as contas de quantas corridas participei”, afirmou João Pedro.

Exemplos de superação

 “Esses depoimentos nos mostram a importância de eventos como esse, que mobiliza e, principalmente, estimula pessoas a superarem seus próprios obstáculos, sejam eles grandes ou pequenos”, disse Keila Costa. Segundo ela, a corrida e caminhada teve como tema a prevenção ao câncer de mama, porque a atividade física somada à alimentação saudável faz parte dessa prevenção, mas também traz outras vantagens como a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, AVC, depressão, ansiedade, estresse, além de melhorar a disposição e estimular o convívio social. “E isso não sou eu quem estou dizendo, mas o próprio Ministério da Saúde”, concluiu a coordenadora do Movimenta Saúde.

O representante da K10 Marketing Esportivo, José Rodrigues, agradeceu imensamente à parceria com a Secretaria de Saúde. “A Keila e os educadores físicos à frente da equipe do Movimenta Saúde, Victor Hugo e Vanessa Pessota, foram fundamentais para o sucesso do evento. Agradecemos a todos da equipe pela dedicação e empenho. Inclusive, o agradecimento se estende à parceria que fizeram com a Fátima, da empresa Tempero Saudável e sua equipe de zumba. Obrigado pela energia e animação. Já estamos ansiosos para a próxima”, finalizou o Rodrigues. No mês que vem haverá a corrida Novembro Azul, que, assim como o Movimenta Saúde, chamará a atenção para a prevenção do câncer de próstata. Inscrições no site megainscricoes.com.br.

Além da Secretaria de Saúde, a K10 contou com o apoio das secretarias de Esporte e Lazer, Serviços Públicos e Meio Ambiente, sem os quais o evento não poderia ter sido realizado.

Lixo Zero

Essa foi a primeira corrida e caminhada de rua na qual o programa Lixo Zero esteve presente. De acordo com a chefe de divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Serviços Públicos, Celi Pereira, nesse primeiro momento o programa foi apresentado para as pessoas com o objetivo de que possam refletir sobre o assunto. “Ficamos muito felizes ao ver que todos os copinhos de água pós-corrida foram recolhidos e destinados para as cooperativas de catadores da cidade, e que alguns grupos separaram e destinaram o resíduo orgânico para a compostagem,  que se tornarão adubos em praças e parques de Guarulhos. A intersetorialidade foi fundamental para uma política pública potencializar a outra. Ambienta Saúde e Lixo Zero caminhando e se fortalecendo juntos!”.

 

foto: Sidnei Barros (PMG)