Cortella encanta público do Clip

Por Fábio Carleto

Aconteceu no último dia 11 de setembro, a palestra com o professor doutor Mario Sergio Cortella, no Colégio Clip. Filósofo e doutor em Educação, Cortella é um dos nomes mais respeitados nacionalmente no assunto. Autor de 27 livros, ex-secretário de educação do município de São Paulo, ele também atua como comentarista, colunista, apresentador e palestrante.

O evento foi idealizado com o objetivo de proporcionar a pais e responsáveis por alunos e aos professores e funcionários do colégio momentos de reflexão sobre os papéis que cada um deve assumir na formação das crianças. Um dos diversos temas abordados por Cortella, que magnetizou as quase 700 pessoas presentes, foi como os novos tempos exigem novas atitudes. Durante esse painel, o filósofo traçou comparações sobre o momento atual e períodos não muitos distantes, contextualizando o impacto dos acontecimentos no comportamento das crianças de hoje em dia. Apenas para exemplificar, entre tantos exemplos dados por ele, um dos mais marcantes foi o atentado às Torres Gêmeas, que completava 14 anos exatamente naquele dia, e que para os presentes é memória, enquanto para os alunos é história.

“O evento é uma ação condizente com a proposta educacional do colégio, que prioriza a formação completa, multidisciplinar e integral da criança, baseada nos pilares da educação: saber aprender, saber, ser, saber conviver e saber fazer”, disse Tânia Vidal, diretora do colégio, comemorando o sucesso da iniciativa.
Também pensada para o corpo docente e funcionários do colégio, a palestra teve uma hora e meia de duração e quase duas horas de atendimento do palestrante ao público, que levou mais de 300 livros para Cortella autografar. Simpático, fez questão de conversar com cada um, demonstrando sentir-se muito à vontade.

Para Maria Clara Faccini, diretora do Colégio, o evento superou todas as expectativas. “Em uma noite chuvosa de sexta-feira, tivemos a presença de 95% do público confirmado. Isso nos faz crer que as pessoas que vivem o colégio compreenderam a importância do momento de reflexão que propusemos”, festejou.

Muito sobre o que pensar

IMG_1036Um ponto importante destacado pelo palestrante foi sobre ensinar nossas crianças a serem mais esforçadas para conseguirem aquilo que querem: algo material, social, espiritual – não importa. “É preciso encorajá-las a encararem a vida e a compreenderem que para obter resultados é preciso muito esforço. As conquistas requerem empenho”, afirma Cortella.
Contando muito sobre sua experiência pessoal, o escritor brincou que as pessoas imaginam que, por ser filósofo, ele tem todas as repostas até para as questões mais intrigantes.

Valendo-se disso, ele criou uma mítica dentro da família que sobre o segredo da vida, que ele contaria a cada filho quando este completasse 14 anos. Quando um deles chegou à idade, ansioso, acordou o pai antes mesmo de o dia raiar perguntando o tal segredo. A resposta tão aguardada: “Filho, a vaca não dá leite!”. Sem entender, o filho insiste, perguntando “como assim”, ao que Cortella esclareceu: “A vaca não dá leite, filho. Nós temos de tirar”, numa clara alusão à necessidade de construir o que se deseja para a vida. “Assim tem que ser na educação dos filhos. O esforço precisa ser ensinado, cultivado e reconhecido.

É importante, para as crianças, entender que não há mal nenhum em lavar a louça, arrumar a cama e respeitar a professora e todo sistema ao qual ela está inserida. Vale salientar, também, que o papel fundamental da escola é o de desenvolver cidadãos e prepará-los para a convivência social, as responsabilidades que virão e a maneira ao lidar com elas – isso junto aos pais, é claro”, explicou.

Por fim, o evento trouxe à tona questões que estão em voga, sobre a responsabilidade da educação não ser da escola. Ao contrário, a escola auxilia no processo de ensino, que compõe a educação da criança. Sendo assim, pai e mãe tem por obrigação ensiná-la aquilo que, como diria Mario Sergio Cortella, é inalienável: a descoberta de como viver em tempos novos, com novas e revigoradas atitudes.

Os resultados da palestra já estão sendo notados, segundo Tânia Vidal Lima. “Muitos pais vieram nos procurar para agradecer a oportunidade e dizer que já estão colocando as dicas Cortella em prática. E aqui no Colégio a influência dos ensinamentos dele também já pode ser vista, não apenas por meio dos professores em sala de aula, mas por toda a equipe, cada qual aplicando as orientações em suas realidades profissionais”, finaliza Tânia.

Rua Conselheiro Antônio Prado, 323
Vila Progresso – Guarulhos
Fone: (11) 2440-1038 | (11) 2440-3712
www.colegioclip.com.br