CPF de dependentes é obrigatório no IR 2019; Correios faz inscrições

Inscrição no CPF pode ser feita em agências dos Correios de todo o país - Foto: Marcelo Camargo/ABr

Segundo a Receita Federal, a partir deste ano o CPF passa a ser obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda 2019. Nos Correios, além da inscrição para quem não tem o documento, também é possível fazer a regularização cadastral e a alteração de dados como data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo.

Em 2018, foram realizadas pela rede de atendimento dos Correios 6,3 milhões de inscrições cadastrais, aumento maior que 15% em relação ao ano anterior. Os estados que se destacaram na procura pelo serviço foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

O CPF é utilizado para identificar o cidadão na Receita Federal. Não é obrigatório portar o cartão, mas o número do cadastro é exigido em várias situações, principalmente em operações financeiras, como abertura de contas bancárias.

Para solicitar a inscrição no cadastro, o cidadão deve comparecer a uma agência dos Correios própria ou terceirizada, com sua carteira de identidade ou registro civil de nascimento, título de eleitor, número de inscrição do CPF e pagar o valor de R$ 7,00. O número do documento sai na hora.

*Com informações dos Correios