Creci-SP fará avaliações gratuitas de imóveis para a Prefeitura de Guarulhos

Assunto:Assinatura Cooperação Técnica CRECISP Local:Auditório Paço Municipal Data:09.02.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG

O prefeito Guti, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, e o diretor tesoureiro da entidade, Francisco Pereira Afonso, assinaram convênio, na sexta-feira, 9, para a emissão de Pareceres Técnicos de Avaliação Mercadológica (PTAM), sem ônus ao município.

O Termo de Cooperação Técnica faz parte do plano para desburocratizar a máquina pública e gerar economia para o município. Em 2017, a Prefeitura de Guarulhos, por meio do Departamento de Formalização e Acompanhamento de Contratos, fez 18 laudos, economizando R$ 230.304,27, o que corresponde ao valor que seria desembolsado caso as avaliações fossem emitidas por profissionais contratados. Atualmente, há 30 laudos pendentes que serão elaborados nessa parceria com o Creci.

Guti destacou a importância da busca por meios de racionalizar o uso do dinheiro público, tendo em vista a dívida bilionária da Prefeitura e a crise econômica que impactam diretamente no orçamento do município. “O desafio é grande, mas com muito esforço e juntando tudo, entre negociações e realocamentos internos, a economia para a Prefeitura já supera a casa de 7 milhões por ano”, exemplificou o prefeito.

Viana agradeceu a presença dos colegas que lotaram o auditório municipal para assistir à assinatura do documento. “Há alguns anos já estamos ampliando a atuação do Grupo de Trabalho de Avaliadores Mercadológicos do CRECISP, firmando acordos com várias prefeituras e órgãos como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público, o Tribunal Regional do Trabalho e a Defensoria Pública. Estamos muito satisfeitos em poder colaborar com a administração pública.”

Para o diretor tesoureiro do Conselho, essa atividade que a categoria passará a executar a partir de agora é um prêmio pela competência dos profissionais. “Somos cerca de 3 mil corretores somente no âmbito municipal e essa parceria surge para diplomar o trabalho de todos”, comentou Francisco, estabelecido em Cumbica, com a Sylmar Imóveis.

Solução para gargalos

Na oportunidade, o diretor de Relações Federativas e Internacional, Gláucio Franca, falou sobre os gargalos encontrados nos processos de avaliação de valores de mercado ao assumir o departamento responsável. “Foi por este motivo que procuramos o Creci-SP, para firmarmos esta parceria técnica visando acelerar o processo e, também, conferir às avaliações maior transparência e agilidade nos trabalhos, respaldados pela credibilidade que o Creci possui”, afirma.

Atualmente, Guarulhos conta com cerca de 2,7 mil corretores conveniados ao Creci-SP, dos quais 123 são inscritos no Conselho Nacional de Avaliadores de Imóveis (CNAI), sendo habilitados a realizar os laudos mercadológicos de negócios imobiliários.

A mesa foi composta pelo prefeito Guti; o secretário da Fazenda, Peterson Ruan; o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto; o diretor do Creci-SP, Francisco Pereira Afonso; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), William Paneque; e o diretor de Relações Federativas e Internacional, Gláucio Franca.