Robert Eggers faz bonito em seu primeiro filme para as telonas

É importante começar dizendo que A Bruxa não é um filme de terror convencional. Ao contrário de muitos outros, o longa dirigido pelo estreante Robert Eggers não se faz um filme típico de terror por dar sustos, e sim por apresentar situações que são realmente perturbadoras, que dão medo.

Ambientado na Nova Inglaterra, EUA, no início da imigração dos ingleses no país, A Bruxa conta a história de uma família de valores católicos muito fortes que, ao se desviarem das regras religiosas da vila onde moram, são expulsos do local. Sem terem pra onde ir, eles estabelecem moradia em uma clareira no meio de um bosque isolado, onde, sem nenhuma explicação, o bebe recém-nascido da família desaparece. A partir daí, todos começam a perguntar se existe uma presença maligna no local.
Com a situação proposta, Eggers consegue trazer seus atores para dentro dessa atmosfera assustadora de forma exemplar, fazendo com que cada um entendesse o porque de estar ali, e como deveriam reagir. Ele conseguiu tirar atuações muito boas do elenco, com destaque para o menino Harvey Scrimshaw e a jovem Anya Taylor Joy, a protagonista do filme. Não à toa, Eggers levou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Sundance, em 2015.

O roteiro, também escrito por Eggers, concebe situações realmente arrepiantes. Ele consegue criar uma ambientação muito boa, onde tudo o que está presente no ambiente inspira medo, desde o fúnebre bosque onde se encontram, até a própria aparência de quem está em cena, e tudo se potencializa pela ótima trilha sonora. Se não fosse a cena final, que se distancia de muita coisa que o filme estabeleceu, A Bruxa seria um filme praticamente perfeito.

The Witch, no original, se faz um ótimo filme por conseguir fugir dos clichês dos filmes de terror, apresentando uma boa história, boas atuações e uma excelente ambientação. Por ser o primeiro filme de Robert Eggers, talvez estejamos presenciando o nascimento de um notável talento no mundo do cinema de horror.

Nota: 9/10