Cuidado com as multas na Marginal

A partir desta segunda-feira, 20, começam a valer os novos limites de velocidade nas Marginais Tietê e Pinheiros.

Na pista expressa, o limite será reduzido de 90 km/h para 70 km/h. Para caminhões, o limite será de 60 km/h. Na pista central, de 70 km/h para 60 km/h. Já na pista local, a redução é para 50 km/h. Onde o máximo já era de 50 km/h, será mantido esse limite.

A medida divide opiniões. Enquanto o prefeito Fernando Haddad (PT) e técnicos da Secretaria de Transportes, e, principalmente, o secretário Jilmar Tatto (PT) afirmam que a decisão tem por objetivo diminuir o índice de acidentes nessas vias, especialistas rebatem, alegando que não faz sentido exigir máximo de 50 km/h em uma via concebida para ser de trânsito rápido. E que os acidentes geralmente envolve quem já andava acima do permitido e que esses que não respeitam os limites continuarão a abusar da velocidade e a causar acidentes, mesmo com as novas regras.

marginal parada

Tanto um lado quanto outro citam exemplos de outros países para defender seus argumentos.

Agora, não importa quem tem razão nesse debate. O fato é que os novos limites vigorarão já nesta segunda-feira e é bom tomar cuidado, porque o que não falta é radar para flagrar quem trafegar acima desses limites. E, lógico, haverá muitos marronzinhos a postos para reforçar o trabalho dos radares.

Se é esse o objetivo verdadeiro ou não, ninguém duvida que a arrecadação relativa a multas irá aumentar.