Cuidados com a barba

Beautiful Beard

Por Val Oliveira

Seguindo o rastro ou a moda de famosos como, por exemplo, Luan Santana, Thiago Iorc, Lucas Valença, conhecido também como o “Lenhador da Federal”, os homens têm assumido os pelos no rosto sem a menor cerimônia.

Mas, você sabia que a barba pode ser um “importante” esconderijo para fungos e bactérias provenientes das mãos que são levadas ao rosto com frequência e sem ao menos o adepto da barba se dar conta? “As barbas podem conter coliformes fecais. Tudo que contamina as mãos contamina a barba. Coliformes fecais (de todos os objetos e alimentos tocados), Staphylococcus aureus (de saliva), Pseudomonas (ambiente), vírus (gripe, resfriado, enterovírus), entre outros”, explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria.

De acordo com o especialista, é possível adquirir doenças na barba, pois a presença de fungos pode levar a micoses, e as bactérias podem causar furúnculos, por exemplo.
“Além disso, a barba pode ser um canal de transmissão para vírus, como o da gripe, quando não bem higienizada, aparada e cuidada”, ressalta o biomédico.

Ainda conforme o profissional, a higiene é fundamental para que estes pequenos seres não se instalem e provoquem problemas no rosto. Para tanto, cuide adequadamente da barba aparando, lavando de uma a duas vezes ao dia, com água e sabão neutro.