Pratos para se aquecer nos dias mais frios

Por Val Oliveira
Fotos: banco de imagens e divulgação

Por ser uma época com clima extremamente diferente do que a maioria dos brasileiros está acostumada, praticamente não existe meio termo quanto ao gostar, ou não, do Inverno. É “ame-o ou deixe-o”. Para quem é entusiasta dos dias mais frios, é só colocar seu melhor casaco e aproveitar o Inverno que aí está com todo seu rigor.

Como não dá para pular a estação, nem passar a vez no calendário, quem não é afeiçoado ao frio o melhor que tem a fazer é preparar-se e viver esta época da maneira mais prazerosa e confortável possível. Nesse contexto, a culinária apresenta-se como poderoso auxiliar na tarefa de tornar um pouco mais cálidos os dias cinzentos e gélidos.

De acordo com a nutricionista Roberta Mendes Nifoci, aquela sensação de apetite um pouco mais voraz no período do Inverno não é apenas impressão, é realidade. “Nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura adequada. Então, sentimos mais vontade de comer, principalmente se for algo quentinho, para nos sentirmos aquecidos de dentro para fora”, explica.

Esse calor proveniente dos alimentos pode ser potencializado de acordo com o prato e o modo do preparo. Assim, as bebidas e pratos quentes como as sopas, caldos, fondues, cafés, chás e as comidas típicas juninas e julinas são boas pedidas. Veja o que diz a nutricionista sobre cada um dos pratos de época.

Sopas e caldos

Culinária de Inverno | Click GuarulhosDurante o dia, podemos manter uma rotina normal de alimentação, incluindo carnes magras, vegetais, leguminosas e legumes, e à noite pode-se investir em cremes e sopas, que são mais leves, saborosos, nutritivos e quentinhos.

A fim de que a sopa ou caldo fique extremamente “gordo” e “pesado”, convém não usar os famosos tabletes de caldos prontos. “Eles têm grande quantidade de sódio, que não é nada saudável. Evite adicionar cortes de carne com muita gordura como bacon e linguiça defumada”, diz.

O diferencial deste tipo de prato é que ele é fácil de preparar e pode ser feito com o que se tem à mão no momento. É só usar a imaginação.

“Se quer consumir algo simples como uma sopa de mandioquinha, basta colocar os temperos, mandioquinha e frango, se quiser dar mais um sabor. Para algo mais elaborado e colorido, pode colocar vários tipos de legumes, verduras e carne, deixando o caldo ainda mais enriquecido”, sugere.

De acordo com a profissional, além de aquecer e ser de fácil preparo, a sopa e o caldo são refeições completas, pois geralmente possuem boa parte dos nutrientes que precisam ser ingeridos.

Fondue

O prato de origem suíça se populariza a cada dia mais no Brasil. Há fondues de queijo, pão, frutas, carnes e de vez em quando aparecem novas receitas e ingredientes.

“Já existe fondue de sushi e sashimi, de frutos do mar, vegetariano com legumes e cogumelos. E a novidade é o fondue de doce de leite. Esse prato já tem seu modo característico tanto de preparo, como de ingredientes. Em minha opinião, a pior parte mesmo é o preparo do fondue de carne, no qual as pessoas usam uma carne magra como o filé mignon, mas fritam por imersão em óleo na hora da cocção. A melhor opção é substituir esse tipo de preparo somente grelhando o filé mignon”, ressalta.

O chocolate é fundamental no preparo do fondue. Sendo assim, para que a receita agrade o paladar de familiares, amigos ou convidados, capriche na escolha da marca e saiba quando e por que decidir-se entre o chocolate meio amargo e o ao leite.

“O chocolate meio amargo é mais saudável que o chocolate ao leite, por ter quantidade menor de açúcar. Se a pessoa não gostar muito só de chocolate meio amargo, pode colocar na receita metade de cada um, deixando assim bem equilibrado”, ensina.

Culinária de Inverno | Click GuarulhosBebidas

Café puro ou com leite, cappuccino, chocolate quente com leite ou puro, chocolate cremoso, choconhaque, vinho quente, quentão, variedade de chás e tantas outras opções de bebidas que podem ajudar a esquentar um corpo quando os termômetros estão “ladeira abaixo”. Basta escolher a bebida que melhor combina com o momento e aproveitar.

Culinária de Inverno | Click Guarulhos“Os chás são boas pedidas para o Inverno. Além de existirem inúmeros sabores, eles têm poucas calorias, se forem consumidos sem a adição de açúcar, é claro. Mas, também há os chocolates, cafés, choconhaque e vinhos que também podem ser consumidos, mas com moderação, pois além do teor alcóolico, há o calórico”, lembra.

Comidas típicas

E o que dizer das guloseimas e petiscos de festa junina/julina? Esse tipo de comida típica sempre faz parte do cardápio de Inverno e com muito sucesso. Não pode faltar nessa ocasião o pé de moleque, paçoca, pipoca, cuscuz, milho cozido, pinhão, bolo de milho, vinho quente, quentão entre outras delícias que remetem ao interior do Brasil e trazem lembranças boas da infância e saudades da casa da vovó. Contudo, a má fama desses pratos de serem “engordiet” pode ser amenizada no modo de preparo. Para que não fiquem tão calóricos, a dica da nutricionista é trocar alguns ingredientes.

“Muitas das receitas já possuem em seu ingrediente principal uma boa fonte de caloria, como o milho, por exemplo, que dá origem a vários pratos. Seguir a tradição e preparar as receitas gostosas de família traz um sabor ainda mais especial para essa festa. Para diminuir algumas calorias desses pratos, podemos trocar alguns ingredientes como o leite integral pelo leite desnatado, sempre utilizar manteiga ao invés de margarina e substituir o açúcar branco refinado pelo mascavo”, diz Roberta.

Culinária de Inverno | Click GuarulhosRoberta Mendes Nifoci – Nutricionista
Personal cook marmitas saudáveis
Rua Coroatá, 87, Ponte Grande.
Tel.: 98099-4553.

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