Como elaborar um currículo

Quando se está em busca de uma colocação, o currículo é o primeiro contato com a empresa a qual se candidata, por isso precisa ser elaborado de tal forma que desperte no selecionador o interesse em entrevistá-lo. De acordo com nossos especialistas Cida Bucater e Luiz Eduardo Gasparetto, um currículodeve ser: claro, objetivo e de leituraagradável.

É preciso descrever com clareza sua experiência, por menor que seja. E este deve ser o primeiro tópico logo após o nome e as informações para contato;

A seguir apresente sua formação acadêmica iniciando pela maior titularidade, por exemplo: pós-graduação e graduação. Neste caso cite o ensino médio apenas se for técnico. Apresente o histórico profissional, informando:

  • Nome da Empresa: Caso seja uma empresa desconhecida é conveniente uma pequena apresentação. Por exemplo: Empresa de serviços logísticos para indústrias alimentícias;
  • Cargo: Cite os cargos que ocupou e os períodos de tempo em anos/ meses;
  • Período: Mês e Ano são suficientes para indicar a admissão e saída de cada empresa;
  • Cursos de Extensão ou de Aperfeiçoamento: Destaque aqueles mais relevantes ou ligados diretamente à vaga a qual se candidata;
  • Informações Adicionais: A inclusão de idiomas e informática. Destaque atividades e experiências que realmente ampliem a sua visão profissional e pessoal que trouxeram experiências específicas para a vaga em questão.
  • Evite: Autoelogios, descrição pessoal (peso, altura, religião), viagens de turismo, citações religiosas, filosóficas ou de autoajuda;
  • Fotos: Apenas quando solicitado e neste caso uma foto do tipo 3×4 com roupas e acessórios, cabelos e maquiagem discretos. Cuidado, muito cuidado com o português! Ao enviar, faça um pequeno resumo no corpo do e-mail e anexe o arquivo!