Psicóloga e Diretora do Instituto Psicológico Recomeçar, Daniela Silva, 31 anos, tem uma bela trajetória profissional.

“Iniciei o curso de Psicologia e, no decorrer, fui convidada por um dos meus tios a conhecer o trabalho de Psicologia em um cemitério da cidade. Ali começou um grande namoro. Comecei a ficar dividida entre ficar onde trabalhava havia mais de quatro anos e gostava, ou sair para esse grande desafio, até que oficialmente fui convidada para fazer parte da equipe do cemitério. Ali desenvolvemos o Departamento de Serviço de Apoio às Famílias enlutadas, realizando cerimônias de cremação, acompanhamento de velórios, grupo de apoio às famílias, oficinas com as crianças, etc.”

Daí em diante, foram muitos os convites: ela foi chamada para ajudar a montar a equipe de Luto do Instituto de Tratamento de Câncer Infantil do Hospital das Clínicas; a integrar o Conselho da Mulher Empreendedora de Guarulhos (CME) da ACE, onde está há cinco anos e é diretora de Relações Públicas e Parcerias Institucionais. “No mesmo período fui convidada para participar do grupo de Networking Internacional BNI Sucesso, onde ocupei por um ano a cadeira de Liderança como secretária tesoureira.” Escreveu também um Capítulo do “Tratado Brasileiro de Perdas e Lutos”, lançado em 2014.

Em determinado período decidiu sair e abrir o próprio Instituto de Psicologia, enfrentando desafios que levaram à inauguração do Instituto Psicológico Recomeçar, que completa quatro anos, com uma equipe de mais de 30 profissionais, entre eles neuropsicólogos, psicopedagogos, psicólogos de diversas abordagens e terapeutas das mais diversas especialidades. Além de todos esses atendimentos, é um local de aprendizado, com cursos, workshops e palestras. “Auxiliamos duas ONGs, uma de Guarulhos e outra de São Paulo”, comenta.

“Para empreender, a mulher precisa persistir, aprender com as outras e se capacitar. Não ter medo de errar, perguntar, dar um passo atrás para buscar impulso e perseverar. Olhar para os riscos, mas acreditar em si, ter foco, fé e clareza. Crer e ouvir a voz de Deus em absolutamente tudo”, afirma. Apaixonada pelo que faz, conta que seu grande prazer em empreender vem do seu amor pela profissão e pelo ser humano.

Como boa líder, Daniela dá liberdade a cada um como responsável pelas ações tomadas e os resultados obtidos. “Quem entra na minha empresa tem de se sentir bem, seja profissional ou paciente. O dia que isso não acontecer, o Instituto perde sua essência de bem-estar, acolhimento e empatia.”

Conciliar vida profissional com pessoal não é fácil, pois administra a empresa, atende pacientes, lidera projetos… Mas não abre mão da sua fé. “É essencial na minha vida ter Deus na direção de tudo”.

Aproveitando a oportunidade, Daniela convida a todas para o evento “Sábado da Mulher”, no dia 24 de março, das 9h às 16h, no Instituto Psicológico Recomeçar, que fica na rua Francisco Antunes, 357, vila Augusta. Custa R$ 80. Será um dia com diversos serviços, como reiki, quickmassage, maquiagem e palestras, além da venda de produtos, como roupas, sapatos e acessórios. “São tantos papéis assumidos e batalhados com amor… Nós nos entregamos em tudo, de corpo e alma. Enfim, merecemos!”